A aniversariante da vez - GOIÂNIA
Segunda-feira é feriado em Goiânia, pra alegria geral, mas com certeza não é este o único motivo da felicidade dos goianienses (assim a gente espera).Habitada por um povo hospitaleiro e talentoso, Goiânia traz a qualidade de se viver preservando ainda e muitas vezes, a tranquilidade característica do interior do estado. As noites quase sempre quentes da capital são agraciadas com uma a diversidade de bares pra moçada, senhores e senhoras se divertirem.
Abriga também projetos culturais interessantes, como o Letra Livre, que promove saraus literários invariavelmente nas noites de céu claro da cidade, e também o projeto Ninho Cultural, do grupo Passarinhos do Cerrado, que ensina a jovens, crianças e adultos o ritmo coco, proveniente do nordeste do país, com um toque goiano da folia de Reis de Goiás Velho.
Sendo uma das cidades que mais "pare" cantores no Brasil, as noites goianienses contam com a diversidade musical e nesse bolo, porque não dar destaque também para nossa Orquestra Sinfônica Municipal, que não deixa a desejar em nada para as orquestras de outros estados.
Mas, vamos nos aprofundar na parte da história da capital que você não conhece. Juca Fernandes, nosso RTV, apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura do Município de Goiânia, criou o roteiro, produziu e dirigiu um documentário de 57 minutos sobre Attilio Corrêa Lima, arquiteto e urbanista criador do 1º projeto urbanístico da capital, com depoimentos do filho do arquiteto (Bruno Corrêa) e várias pessoas que fizeram mestrado e doutorado sobre Attilio e Goiânia.
Assista e conheça mais um pouquinho da nossa cidade aniversariante.
0 comentários :