A Propaganda Nazista

15:35 NETBLOG 0 Comentarios




A propaganda nazista foi um dos principais pilares de sustentação deste que foi um dos mais sanguinários períodos da história da humanidade. Os nazistas usaram a propaganda para conquistar a simpatia das pessoas, e utilizavam praticamente todas as mídias disponíveis na época para dar sustentação aos seus ideais.

A história da propaganda nazista, comandada por Joseph Goebbels (Ministro da Conscientização Pública e Propaganda – PROMI), foi determinante para moldar o marketing político até os dias de hoje. Os nazistas estruturaram a propaganda política em todos os aspectos da comunicação de maneira sistêmica. Tudo foi pensado em detalhes, as trilhas sonoras utilizadas, a identidade visual, os uniformes do exercito e da SS que eram criados pelo famoso alfaiate da época Hugo Boss, a iluminação criada por especialistas, os gritos de guerra e discursos hipnóticos do Füher, tudo era preparado com muito estudo para causar o maior impacto possível. Os objetivos do ministério era assegurar que a mensagem nazi fosse espalhada através da arte, música, teatro, filmes, livros, rádio, material educacional e imprensa.

O que muitas vezes não percebemos é que a escola de propaganda nazista é estudada e aplicada até os dias de hoje, não apenas por ditadores, mas por lideres e políticos de monarquias, países democráticos e socialistas.

A base da propaganda nazista era apresentar soluções inovadoras para todos os problemas da sociedade, repetir suas mentiras de forma tão convincente até tornarem-se verdades aos olhos do povo, ignorar qualquer critica ou pontos negativos enaltecendo apenas os pontos positivos. Goebbles criou um mito, transformou Hitler em um ser superior através da mídia, e continuamos vendo isso ser feito até mesmo em nosso país.


Abaixo podemos ver uma criação brilhante de um dos gênios da publicidade brasileira, Washington Olivetto. Este comercial, resume bem o modelo nazista e foi criada para a Folha de São Paulo em 1987 e foi considerada um dos 100 melhores de todos os tempos:


Fonte: Gestor de Marketing e Blog Do JJ.

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga