Documentário mostra a vida dos usuários por trás do Instagram

16:19 NETBLOG 0 Comentarios




Desde o surgimento do Instagram, o aplicativo divide amor e ódio entre os usuários de mídias sociais. Lançado em 2010, não demorou muito para que a nova rede social, inicialmente somente liberada para os sistemas iOS, virasse febre no mundo inteiro. Apesar do barulho todo, muitos profissionais se irritaram com a banalização da área com tantos "fotógrafos" que vinham surgindo.

Independentemente disso, é inegável que o Instagram possui um alto nível de sociabilização. Não tão seriamente utilizada quanto lá fora, trata-se de uma rede social independente, de fotos, em que é possível tirar uma foto, "tratá-la" com um dos vários filtros previamente disponíveis e publicar numa "linha do tempo". Os cliques, estilos e flagrantes foram envolvendo um número tão grande de pessoas que hoje é possível observar uma mudança significativa na vida dos usuários.

Usando essa diferença de comportamento que o diretor americano Paul Tellefsen lançou o curta "Instagram is". Do inglês "Instagram é", a obra trata justamente da relação por trás das publicações do aplicativo. Até que ponto isso mudou uma forma de agir e pensar? O instagram influênciou uma geração? Mudou hábitos?

Essas perguntas são facilmente respondidas com o filme. "Instagram Is" nasceu de um projeto bem menos ambicioso para uma matéria da Universidade do Texas. Tellefsen iniciou como um trailer, mas logo percebeu grande potencial no enredo e quis arriscar. Hoje, com 25 minutos, o curta conta um pouco da realidade dos maiores nomes da plataforma: Allison Anderson, Kyle Steed e Brenton Little entre percepções diferentes, algumas, inclusive, extremas.

"Instagram Is" prova que o aplicativo desmistificou boa parte das câmeras digitais pela praticidade de se obter conteúdo compartilhado do próprio aparelho móvel. E com o tempo, o Instagram se tornou uma forma de comunicação, de expressão, de aproximação visual e uma forma alternativa de aproximar pessoas por interesses em comum. Tudo isso dentro e fora das telas.



0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga