10 dicas para ter um Blog de sucesso
Blog é uma das ferramentas com maior ascensão entre usuários nos últimos anos e, consequentemente, o que mais rouba atenção dos anunciantes por entender o peso desse veículo. Segundo estudo do Blopies, de 2011, 96,8% dos anunciantes acreditam que os blogs são mais eficazes que outros meios on-line e 73% deles consideram importante ter o blog posicionado em buscadores. Baseando nesse superficial banco de dados, partimos para o mais importante nesse artigo. Como fazer com que seu blog, seja pra promover um site que contém e-commerce, ou um canal de divulgação de seus produtos, ou uma mídia de notícias, seja bem visto e seja um portal com todas as estratégias necessárias para angariar cada vez mais visibilidade. Vamos listar 10 dicas para ter um blog de sucesso:
1) Estude seu público: Determine seu público e estude para saber qual linguagem usar (seu público é mais jovem? Cabe usar gírias?), template (mais sóbrio ou mais leve?), freqüência de postagem (o excesso é sinônimo de engajamento ou chatice?). Entenda o que seu público quer consumir, o que seria interessante ler, se bote do outro lado do monitor.
2) Seja curioso: procure aprofundar mesmo no tema do seu blog para soltar o que for relevante em primeira mão. faça indagações diferenciadas, procure ser diferente dos outros vários outros blogs concorrentes, seja crítico, quem sabe polêmico? Se não prejudicar sua marca, tudo vale.
3) Trate bem seus leitores: Responda sempre os comentários no Blog. Pensa que ninguém tem obrigação de interagir, e se o fez é por esperar que aconteça uma discussão interessante sobre o que o post diz. Não censure nem apague comentários, aceite as críticas caso não queira argumentar. Agradeça quem comenta, quem compartilha, seja educado para proporcionar a volta.
4) Livro longo com letras grandes: Use e abuse dos elementos imagéticos. O texto pode ser até grande, mas se tiver imagens e vídeos intercalando a leitura fica agradável e mais didática. Fuja do senso comum de fotos, sem aquelas fotos batidas de banco de imagens com dentes branquíssimos. Opte talvez pela metáfora mais bem pensada, uma foto que transmita o mesmo desejo que você espere ao lerem sua matéria. Algo bem humorado ou intrigante.
5) A estratégia também está no título: Pense duas vezes antes de escolher o título certo ou a chamada ideal onde você for divulgar. Seja direto no título e brinque no subtítulo. Não seja tão quadrado nas chamadas, brinque, pergunte, incite as pessoas a clivarem no link. É tudo questão de sedução em poucos segundos.
6) Use sua criatividade: Não divage demais. Inove nas introduções dos textos, inicie com um dado, com uma pergunta, com uma história, uma citação. Procure formas diferentes de prender seu leitor no que escreve. Roteirize onde quer chegar e, então, enxergue possibilidades envolventes de levar seu leitor até o final.
7) Otimize seu site: pensar nos títulos é uma forma de ajudar seu blog na otimização nos sites de busca. Escolha as keywords certas para sua matéria, as tas mais prováveis. Não esquema de disponibilizar a opção de compartilhar o post para o Facebook diretamente da sua própria matéria. Além disso, disponibilize banires na sua sidebar que direcional seu leitor ao seu Facebook e Twitter, crie esse ciclo entre um canal e outro. Acine comentários direto no Facebook, para que, quando alguém comentar, seja compartilhado seu post na timeline do leitor.
8) Procure por iguais: Procure por grupos de blogueiros. Essa "raça" adora interagir entre si, dar pitados, dividir conteúdo e fazer eventos. Faça contatos, parcerias com sites similares, propostas de intercâmbio de matérias (ou serviços, produtos, algo do tipo).
9) Disponibilize conteúdo de graça: Isso ajuda a fidelizar um público e seu público te enxergar com maior credibilidade. É um blog de música? Faça uma mixtape ou uma rádio. É um blog de culinária? Disponibilize receitas interessantes. É um site de mídias sociais? Compartilhe conhecimento, ensine, crie materiais, webooks, infográficos, etc.
10) Faça marketing do seu próprio negócio: Curta seu post no Facebook por sua conta pessoal. Engaje, crie seções, aplicativos. invista em Links Patrocinados ou Facebook Ads. Disponibilize assinaturas de RSS, crie um mailing do seu público, use-o para divulgação de novos materiais e pesquisa sobre quem consome.
0 comentários :