8 dicas para ganhar fãs e engajamento em sua fanpage
SEJA HUMANO: Não seja um robô, uma empresa não é um robô. Phillip Kotler já nos ensinou em Marketing 3.0 que é necessário fazer uma humanização das marcas, posicioná-las, criar uma linguagem, agir como se fossem pessoas com personalidade própria. Então faça um estudo sobre seu público, adeque sua linguagem (brinque quando necessário, use gírias se for adequado, memes, etc) e sua parte imagética.
SEJA CRIATIVO: Tirando o clichê desse título, não se pode deixar de lado isso. De uma timeline tão lotada de informação e novos produtos, fotos e vídeos, como você vai se sobressair? Passar uma mensagem com uma foto? Fuja da obviedade, fotos de empresários, produtos e etc. Vai falar de desapego? Por que não uma foto de bungee jump. Vai falar de persistência? Que tal uma foto de um atleta ou esportista? Experiência? Qual a melhor que a que nosso pai ou avô nos passa? Esse tipo de ação aproxima os consumidores da sua marca, tira sua posição do pedestal e bota no mesmo nível de quem compra seus produtos, dá um ar natural e espontâneo à empresa.
CUMPRIMENTE: Fique atento ao calendário. Aproveite datas especiais para fazer ações. Dia do Marketeiro? Que tal uma peça parabenizando? Esse tipo de atitude gera interação, marcações, curtidas. Que tal uma promoção de sorteio de uma pizza no Dia da Pizza? Ou uma checagem de graça no seu consultório no Dia do Coração? Use desses motivos para falar da sua marca, para promover relações, interações com seus consumidores. Eles saem ganhando e você bem mais.
SEJA VOCÊ: Você está numa rede que muitos usam para relaxar, por que ficar sempre com assunto sério? Já falamos aqui no primeiro item para pegar leve na linguagem, mas é aconselhável que, inclusive, o conteúdo que se aplica também não pese seu consumidor ou o faça desistir de você. Não seja tão duro consigo. Por que não publicar a foto de um almoço com pessoal da firma? Ou a foto de um funcionário em seu aniversário? Essas são as oportunidades de posicionar a empresa com a imagem que ela gostaria de ter. É um ambiente descolado? Mostre isso. É um ambiente sóbrio? Mostre os bastidores de uma premiarão. Tem uma rotina louca? Tire fotos de uma seção de filmagem ou da sala focada trabalhando até depois do expediente. Brinque com os fás da sua página, divulgue suas piadas internas, brinque com um apelido, mostre o espaço físico da sua empresa, deixe seus clientes terem acesso ao mundo além-do-produto que ele geralmente não conhece.
INSTIGUE: É uma tática batida, mas eficaz. Faça o uso de perguntas em suas publicações. Vai fazer um post no blog sobre Marketing Digital, pergunte se existe alguma outra dica. Vai falar sobre o produto que acabou de lançar? Pergunte se alguém já usou. Vai falar sobre seu restaurante, pergunte se alguém iria querer a receita. Mas isso vem de mãos dadas com o compromisso de estar lá quando houver também uma resposta, afinal ninguém gosta de conversar sozinho. seja educado, Agradeça a resposta (ou a pergunta, quando houver), estimule sempre uma futura interação.
NÃO ESCONDA: Alguma pergunta dessa gerou algo contra sua própria marca? Alguém criticou um produto ou serviço seu em um post bastante visualizado? Não é hora de desesperar, mas nunca cogite apagar o comentário (ou material). No mundo que a gente vive, não é difícil alguém já ter tirado print e só estar esperando você agir com impulso e apagar para abafar a crise. Agir com autenticidade é a melhor opção. Esclareça a questão, peça desculpas, agradeça, aja com rapidez e inteligência. Demonstre controle da situação.
SEJA QUEM VOCÊ SERIA AMIGO: Gosta de gente que só reclama nas redes sociais? Quem só conta vantagem? Quem só faz jabá? Pois é, com sua fanpage serve a mesma regra. Você tem um produto, mas não necessariamente tem que falar sobre ele, sobre seu preço, sobre os prêmios que você ganhou o tempo inteiro. Seja uma página que você iria gostar de seguir. Envolva seus usuários com histórias, fale de seu produto por tabela. Mostre histórias de pessoas que gostaram do curso que sua empresa oferece, ou gente falando sobre a comida que você vende, ou como seu produto melhorou a vida de alguém. Insira drama. Insira comédia. Depois disso, vender vai ser uma conseqüência.
OFEREÇA: Quem não gosta de promoções, sorteios ou facilidades? Faça promoções, sorteios, empolgue as pessoas ao redor e faça com que elas gostem de te visitar. Isso gera barulho, compartilhamentos, alcance viral. Mais pessoas saem de onde estão para te dar atenção. Escolha um produto da sua empresa para sortear. Um curso, um colar, um jantar, um ebook. Só pensar, o que posso linkar meu cliente com minha marca? Até que ponto o gasto não é um investimento? Se ele gostar, por que não voltar ao item anterior e compartilhar a história desse cliente pós experiência com o produto?
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