Acerte o alvo e venda mais na Copa

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O Ministério do Turismo estima que 3,6 milhões de visitantes (3 milhões de brasileiro e 600 mil estrangeiros) viajem pelo Brasil na Copa do Mundo. Juntos, devem gastar R$ 25 bilhões. Ainda que a previsão possa estar contaminada pelo ufanismo estatal, é fato que o fluxo de turistas vai aumentar. Você não vai querer que sua empresa fique de fora da batalha por esses potenciais clientes, né?
O Sebrae-SP fez uma cartilha que dá dicas para vender durante o evento. Economia.terra fez um resumo que segue abaixo os principais pontos – a final, já está mais do que na hora de se organizar para ganhar mais em junho e julho com o futebol.


Preparar
O primeiro passo é conhecer as tendências e os objetos de desejo de seus clientes-alvo. Consulte seus vendedores, que lidam no dia a dia com os compradores. Analise quais dos chamarizes ligados a Copa e futebol têm a ver com seu negócio – mas não se esqueça de que a Fifa impõe diversas restrições ao uso do nome “Copa do Mundo”.
O gerenciamento do estoque, item essencial, deve levar em conta os clientes, os ciclos e os produtos. O primeiro passo é definir o mix de produtos, ou seja, quais tipos de artigos podem puxar as vendas. Cuidado para não comprar demais e deixar o estoque abarrotado ou deixar de vender pela falta de algum item. Para diminuir a chance de erro, pesquise em seu histórico como foi o movimento de junho e julho em outros anos e como foram as vendas de produtos sazonais (quantidade, volumes, pesos etc.) em datas especiais dos últimos anos.
Faça as compras agora mesmo, para que as mercadorias cheguem às lojas e o clima da Copa seja antecipado junto à pré-disposição do cliente para comprar mais.
Decidiu o que comprar? Negocie com os fornecedores. Afinal, quem chega primeiro consegue barganhar mais.
Apontar
Acompanhe o estoque e as vendas para ter tempo de fazer ajustes de curto prazo, de modo a aumentar lucros ou evitar prejuízos. Faça um estoque de segurança – uma quantidade de produtos que se tem, mas que só se usa nos imprevistos (atraso na entrega, por exemplo). Estabeleça um cronograma com os fornecedores, de modo que em seu estoque haja sempre o indispensável para o movimento da empresa.
A maioria dos vitrinistas vai abusar do verde e amarelo. Faça diferente. Use as cores das 31 bandeiras das seleções que estarão na Copa. Pense em objetos que têm a ver com o evento: flâmulas, bottons, pins, distintivos dos times, camisas das seleções, adereços e itens ligados aos torcedores. Aposte em decorações e manequins que reflitam o clima alegre do Mundial. Lembre-se: a comunicação visual tem de ajudar a atrair o consumidor e estar adaptada ao seu produto. Os funcionários podem usar lenços, aventais ou bottons com as cores da Seleção Brasileira.
Fogo
A equipe deve estar alinhada. Se for necessário, selecione vendedores extras e os prepare. Motive o seu pessoal a vender mais, mas incentive o espírito de equipe. Bônus e prêmios são interessantes para que se empenhem nas vendas.
Facilite a compra. Invista em ar-condicionado, estacionamento conveniado ou com manobrista, entrega em domicílio. Jamais tenha cabides ou prateleiras vazias ou exageradamente cheias e sem mobilidade.
A divulgação deve ser bem cuidada. Use os meios de comunicação mais acessados pelo seu público e invista nas redes sociais e internet. Não caia na besteira de economizar demais e não conseguir atingir o mercado-alvo.
Se possível, tenha uma loja virtual, um site e um e-commerce. Na loja, cuide da organização e da exposição dos artigos. A área de exposição dos produtos à venda e de circulação de clientes deve ser bem iluminada e com decoração leve. Os itens devem ser expostos em gôndolas, vitrines ou em balcões transparentes, e devem ter boa visibilidade. Na entrada da loja, mantenha produtos em oferta a fim de atrair a clientela.
Terra

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