O comportamento do consumidor na decisão da compra
A maioria absoluta dos consumidores declara estar mais preparada e consciente sobre seus direitos, segundo pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Dos usuários que responderam ao questionário proposto, 93% se dizem mais preparados para tomar decisões de compra hoje, em relação a quatro anos atrás.
Além disso, 84% dos entrevistados se consideram mais conscientes hoje sobre seus direitos enquanto consumidores.E 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas do que há quatro anos. Ainda que a taxa seja menor que a dos outros itens, esse ponto mostra que as empresas varejistas possuem, de alguma forma, a aprovação dos seus clientes.
A relação com o crédito também evoluiu de forma positiva. Na pesquisa, 80% declaram que o acesso ao crédito está mais fácil hoje, se comparado ao período de 2010, enquanto 20% avaliam que, ao contrário, está mais difícil.
Segundo Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, a pesquisa mostra um “amadurecimento do consumidor, sobretudo em relação ao uso do crédito e ao consumo”. O executivo explica que esta evolução pode estar associada a um conjunto de fatores como mais acesso à informação, ações de educação financeira e mais oportunidades de planejamento e de controle das famílias. “A sociedade tem promovido o debate acerca dessas questões e isso tem se mostrado muito positivo. O consumidor mostra-se cada vez mais protagonista de sua vida financeira, o que é muito saudável”, avalia Dourado.
Por: Supermercado Moderno
0 comentários :