Como identificar e estudar seu concorrente
No mundo dos negócios, o empreendedor deve agir como diz o velho ditado: um olho no peixe, e outro no gato. Entregar o melhor serviço e garantir o bom nome da empresa são regras fundamentais, mas saber quem são seus concorrentes e o que eles podem fazer no mercado são atitudes vitais para a sobrevivência do seu negócio.
Como o mercado se altera muito rápido, é preciso saber como antecipar as tendências dele para não apenas estar sempre prevenido, mas também porque o seu concorrente estará fazendo o mesmo, e aquele que tiver a idéia primeiro provavelmente terá uma bela vantagem na competição.
Pense em grandes companhias, naquelas que são referência em inovação, como o Facebook, o Google e a Apple. Além de investirem no potencial criativo de suas marcas, elas sabem identificar o que seus principais concorrentes estão fazendo e como fazer que os clientes deles passem a ser os seus. Isso não vem, é claro, de uma qualidade particular dessas empresas, mas sim de uma organização que permita realizar esse trabalho. Estratégia é competitividade.
Agora, mesmo sabendo que analisar a estratégia de posicionamento e venda da concorrência é uma boa idéia, ela não é das mais simples. Felizmente já existem serviços no Brasil que permitem esse monitoramento, seja da relação que as empresas desenvolvem com os clientes, ou como elas trabalham suas estratégias de venda, através da precificação. Veja aqui no site da Precifica, por exemplo, como uma boa estratégia de precificação pode mudar o rumo dos seus negócios.
Sempre mantenha em mente que este é um trabalho constante e dinâmico, e que, se sua empresa está fazendo-o agora, assim também estará seus concorrentes.
Pérola Cattini, Redatora da Empresa de Marketing DNo mundo dos negócios, o empreendedor deve agir como diz o velho ditado: um olho no peixe, e outro no gato. Entregar o melhor serviço e garantir o bom nome da empresa são regras fundamentais, mas saber quem são seus concorrentes e o que eles podem fazer no mercado são atitudes vitais para a sobrevivência do seu negócio.
Como o mercado se altera muito rápido, é preciso saber como antecipar as tendências dele para não apenas estar sempre prevenido, mas também porque o seu concorrente estará fazendo o mesmo, e aquele que tiver a idéia primeiro provavelmente terá uma bela vantagem na competição.
Pense em grandes companhias, naquelas que são referência em inovação, como o Facebook, o Google e a Apple. Além de investirem no potencial criativo de suas marcas, elas sabem identificar o que seus principais concorrentes estão fazendo e como fazer que os clientes deles passem a ser os seus. Isso não vem, é claro, de uma qualidade particular dessas empresas, mas sim de uma organização que permita realizar esse trabalho. Estratégia é competitividade.
Agora, mesmo sabendo que analisar a estratégia de posicionamento e venda da concorrência é uma boa idéia, ela não é das mais simples. Felizmente já existem serviços no Brasil que permitem esse monitoramento, seja da relação que as empresas desenvolvem com os clientes, ou como elas trabalham suas estratégias de venda, através da precificação. Veja aqui no site da Precifica, por exemplo, como uma boa estratégia de precificação pode mudar o rumo dos seus negócios.
Sempre mantenha em mente que este é um trabalho constante e dinâmico, e que, se sua empresa está fazendo-o agora, assim também estará seus concorrentes.
Por Pérola Cattini
Fonte: InteligeMcia
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