Porque é importante fazer pesquisas de mercado?
Nas últimas décadas, poucas áreas apresentaram um desenvolvimento tão intenso quanto a da informação. Por isso, é muito importante que as empresas estejam atualizadas com esse cenário. Da maneira como pesquisamos sobre quais produtos suprem nossas necessidades até o momento de fechar a compra, a realidade para empresas e consumidores está bem diferente do que era há alguns anos.
As ferramentas de coleta de dados também tiveram que se adaptar a essa enxurrada de informação e as pesquisas de mercado se tornaram peças ainda mais fundamentais na definição das estratégias de uma empresa.
Quer descobrir porque as essas pesquisas são tão importantes para que seu empreendimento? Confira os motivos que levam sua empresa a ter ganhos em desempenho e competitividade no texto a seguir:
A informação é uma arma
O mundo dos negócios atualmente difere muito do que se tinha como padrão há algum tempo. Hoje somos marcados pela velocidade com que tudo é feito e pela impessoalidade do mercado. De qualquer maneira, o que um cliente deseja é basicamente o mesmo de sempre: ser bem atendido, ter serviços e produtos de qualidade e ter suas expectativas atendidas – e às vezes superadas. Mas como fazer isso no ritmo moderno e no ambiente extremamente competitivo? Se antigamente os comerciantes conheciam os clientes pelo nome e os hábitos pelo mercado, como fazer agora?
Essa resposta pode ser mais simples do que parece: pesquisa de mercado. Com as informações que elas te oferecem é possível conhecer melhor seu público real ou potencial, além de ter informações valiosas sobre o mercado e os hábitos de consumo. Por exemplo, o que as pessoas que trocam de carro todo ano lêem? Onde buscam suas informações? Qual é o tipo de mídia que mais consomem – artigos, vídeos, podcasts? O que elas dizem sobre as marcas?
A coleta de dados tem agora um papel inquestionável para que se administre qualquer negócio e se trace as estratégias de gestão e marketing, passando por todo o planejamento até a consolidação do empreendimento.
Como fazer essa pesquisa?
Existem diversas maneiras de se fazer uma pesquisa de mercado, seja virtualmente ou presencialmente. Um exemplo de pesquisa offline são os grupos previamente selecionados por faixa etária ou classe social, por exemplo. Os indivíduos desse grupo comparecem a uma reunião onde respondem perguntas sobre os seus hábitos de consumo, mercado, gostos e principais dúvidas. Normalmente empresas especializadas são contratadas para realizar essa ação.
Na internet, uma boa maneira de saber o que seus consumidores pensam é “escutar” o que eles têm a dizer. Quando citam sua marca no Twitter, por exemplo, qual a impressão que estão passando para seus seguidores? Como eles estão se sentindo sobre o serviço que é prestado? Eles têm alguma dúvida? Sugestão? Caso seu objetivo seja, por exemplo, definir uma estratégia de lançamento para seu ecommerce de roupas femininas, você pode fazer uma pesquisa de mercado e implementar aquelas soluções que já deram certo. Uma economia de tempo, dinheiro e dor de cabeça!
Valorize a importância das redes sociais
As redes sociais são ferramentas que se tornaram indispensáveis para conhecer o público e ter uma boa perspectiva da posição da sua empresa no mercado. Lá são expostas opiniões espontâneas, sinceras e com uma amostra absurdamente grande. Existem diversos softwares que podem fazer essa análise e apresentar dados consolidados sobre o que falam da sua empresa e também da concorrência. As mídias sociais são uma presença constante na vida das pessoas e a empresa que se vale disso já larga na frente das outras.
Assim, é possível concluir que as pesquisas de mercado não podem ser deixadas de lado por nenhuma empresa, seja na hora de planejar suas ações de marketing ou lançar novos produtos. Com essas informações você sabe o que seus clientes desejam, pode melhorar seus produtos e serviços e oferecer para o consumidor exatamente o que ele quer.
Assim, é possível concluir que as pesquisas de mercado não podem ser deixadas de lado por nenhuma empresa, seja na hora de planejar suas ações de marketing ou lançar novos produtos. Com essas informações você sabe o que seus clientes desejam, pode melhorar seus produtos e serviços e oferecer para o consumidor exatamente o que ele quer.
Fonte: Sucup Ideias
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