Marcas investem em festas e ações criativas

08:30 NETBLOG 0 Comentarios


A Budweiser transformou a fachada do Hotel Pestana no Rio.

Não dá para ser mais apenas uma propaganda. Está cada vez mais perceptível para as marcas que anúncios não são a única (e muitas vezes melhor) forma de chegar ao potencial consumidor.

Marcas que patrocinam festas e eventos - e aquelas que desejam se promover com ações fora da mídia - estão percebendo de forma clara que é preciso criar experiências para o público consumidor e estar presente de uma maneira criativa no dia a dia se quiserem ser de fato lembradas.

Algumas agências por trás de festas famosas no Brasil estão se especializando nos últimos anos em oferecer ativações criativas para seus parceiros enquanto todo mundo se diverte. Ao mesmo tempo, agradar o público e evitar propagandas chatas e inoportunas.

Já outras agências especializadas em Branding eMarketing BTL (Below the Line - aquele que não é focado na mídia) criam festas, ações e experiências para seus clientes que desejam construir sua marca e criar uma identidade perante esse público.

Em um mundo cada vez mais poluído visualmente, com imagens e comerciais por todos os lados, da rua à tela do computador, não interessa mais às marcas ficar na propaganda óbvia, direta e por vezes chata. Querem, sim, criar experiências para os consumidores de maneira natural, dentro de um contexto adequado.

Experiências

Pedro Alcântara, empresário fundador da Fun2U resume a ideia das ativações das marcas:

"Deixa de ser propaganda de uma marca para virar experiência. As marcas presentes em festas com ações despertam interesse e lembrança, ganham em awareness".

A empresa está por trás de festas famosas em São Paulo e no Rio, como Permita-se e Baile do Zeh Pretim.

Ação criativa em evento

Ja uma agência brasileira baseada em São Paulo que se especializou em branding construction e BTL é a MAK (Marketing Advanced Key Account), criada pelos irmãos Ricardo e Roberto Leão.
Ricardo diz que é um desafio sempre oferecer coisas novas aos clientes. "A ideia é nunca repetir a ideia, sempre pensar em novas experiências e ativações", explica.

"Hoje, as marcas não querem mais só 'estar em um evento', elas querem ser aquele evento e aquela experiência, querem participar com algo diferente e atingir o público".

Para Bruno Dias, sócio fundador da agência Haute, que cria e oferece eventos às marcas, toda ação precisa soar natural na interação com o público.

"Não adianta só a propaganda. Os departamentos de marketing das empresas já estão tirando dinheiro do investimento em mídia e guardando para investir em BTL e tentar promover várias ações ao longo do ano", diz.




Leia mais: Exame

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga