A Responsabilidade Social como instrumento de marketing nas organizações

09:34 NETBLOG 0 Comentarios


Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços e tratarem de forma ética seus fornecedores, parceiros e clientes para obter uma boa imagem perante o mercado. Com o passar do tempo, as exigências foram aumentando e surgiram as necessidades de possuir uma política de recursos humanos, dando atenção adequada aos funcionários, usando políticas específicas de relacionamento com o cliente e, por fim, uma política de responsabilidade social alinhada com o marketing. 

A cada nova exigência do mercado, a fim de se manter admiradas e respeitadas, as empresas passaram a ter que instituir estruturas internas e formalizar ações que atendessem a essas exigências. 

A palavra de ordem atual passou a ser comunidade. Começa-se a prestar atenção na forma como as empresas se relacionam com a comunidade ao seu entorno, não só simplesmente respeitando-a, mas ainda  atuando de forma ativa para ajudá-la. É uma nova consciência do contexto social e cultural no qual se inserem as empresas, a chamada Responsabilidade Social. 

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), aliada com o Marketing Social, tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos e as variáveis do mercado. Depois, veio a era da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a sociedade em geral. 

Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.

Ford
Há mais de quinze anos, o projeto Odontomóvel  percorre todo o País. Montado sobre um Cargo 816, utilizando a versatilidade desse caminhão que é um dos mais vendidos no segmento de leves da montadora, o Odontomóvel é um consultório odontológico de último nível com atendimento gratuito. 


O projeto de atendimento odontológico nas estradas brasileiras nasceu da disposição da Ford Caminhões em acompanhar a rotina de trabalho e as dificuldades dos caminhoneiros no dia a dia, sem tempo, oportunidade e condições econômicas de consultar um dentista. O Cargo 816 é equipado para fazer desde procedimentos simples, como limpezas e obturações, até restaurações, raspagens e cirurgias. Desde o seu lançamento, o Ford Odontomóvel já rodou mais de 496.000 km por 22 estados e atendeu 50.000 caminhoneiros. 


Além de caminhoneiros, o Odontomóvel atende pessoas da comunidade e promove ações educativas de higiene bucal para milhares de crianças em escolas.  “É sem dúvida uma ação de grande alcance social da Ford Caminhões, que acabou inspirando outros projetos semelhantes. Mas a carência existente no Brasil nessa área ainda está longe de ser atendida”, diz o cirurgião-dentista Cássio de Melo, idealizador e condutor do projeto.


O veículo estaciona por dois a três dias em locais como postos de combustível, feiras e distribuidores Ford, e também visita escolas e eventos em parceria com concessionárias de rodovias e prefeituras. Os locais de parada do Odontomóvel podem ser acompanhados pelo site www.fordeconoshow.com.br.

Anglo American
A empresa atua no Brasil desde 1973 realizando um trabalho alinhado às suas partes interessadas - investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. 

A mineradora acaba de anunciar os projetos sociais que recentemente receberam suporte financeiro dos negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos, por meio das leis de incentivo fiscal Rouanet, Esporte e FUMCAD. Mais de R$ 1 milhão e 400 mil serão investidos em oito projetos desenvolvidos nos municípios de Catalão, Ouvidor, Barro Alto e Niquelândia (GO) e Cubatão (SP), onde a as operações de NNP estão presentes. As ações estão ligadas à cultura, esporte, educação e lazer, beneficiando de forma direta mais de 1.600 crianças e adolescentes.


Os projetos selecionados em Goiás foram: Orquestra de Violões e Coral Nova Vida, desenvolvido pela Fundação Espírita Nova Vida de Catalão; Mãos que Tocam, da Instituição Obras Sociais Jorge Filho de Catalão; Banda de Percussão Batuqueira, da Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto; e Sinfonia do Cerrado, da Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia. Esses projetos trabalham a aprendizagem musical como forma de reinserção familiar e social. Outro ponto forte é poder despertar nos aspirantes a músicos uma nova aptidão profissional ou que contribuirá com o desenvolvimento de outras habilidades pessoais.

A Anglo American também selecionou o projeto Esporte, Cultura e Lazer, que promove atividades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Ouvidor. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social, cria ainda espaços voltados à formação comunitária, por meio de orientação social.

Outro selecionado foi o Bola na Rede – Golaço Social, desenvolvido pela Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto.  Aulas de futsal e futebol de campo são oferecidas buscando estimular o desenvolvimento saudável e educacional de crianças e adolescentes de Barro Alto.

O Xuá de Três, realizado pela Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas, foi selecionado pela Anglo American via Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades esportivas e inclusão social, por meio da prática de basquetebol em cadeiras de rodas para 135 pessoas com deficiência, nos municípios de Barro Alto, Goianésia e Niquelândia. Ele existe com este nome há  quatro anos.  O nome foi dado em referência ao arremesso mais desafiador em um jogo de basquete, que é a cesta de três pontos.

Em Cubatão (SP), o Querô na Escola será patrocinado pelo terceiro ano consecutivo. O projeto consiste em realizar oficinas sobre o universo audiovisual para mais de 600 adolescentes da rede municipal de ensino. Entre os tópicos apresentados estão a elaboração de roteiro, escolha de formatos e melhor utilização de câmeras. Em paralelo, os professores também são capacitados para lidarem com as ferramentas audiovisuais e estarem mais preparados para acompanhar os alunos durante o processo de aprendizagem. Ao final do projeto alunos e professores terão produzido curtas-metragens que serão exibidos em um festival no cinema local.


A lista completa dos projetos selecionados recentemente por NNP para patrocínio via leis de incentivo no Brasil e os critérios de seleção estão disponíveis no site www.socialangloamerican.com.br.

Fonte: Ford / Anglo American.

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga