Curiosidades sobre o Cacau que você precisa saber

10:21 NETBLOG 0 Comentarios



No dia 26 de março comemora-se o “Dia do Cacau”. Este fruto exótico apresenta casca grossa e amarela, tem seu interior composto por uma polpa branca de sabor ácido, geralmente usada para produzir doces e sucos. Dentro dessa poupa estão as sementes, ou amêndoa, que é de onde se extrai o pó de cacau, de sabor amargo, usado para a confecção do chocolate.

Existem varias curiosidades sobre essa delícia gastronômica, largamente consumida em todo o mundo. Algumas curiosidades podem explicar, e muito, a satisfação humana ao degustar mordida após mordida produtos derivados desta fruta.

PRESENTE DE DEUS
Os Maias acreditavam que o cacau era um presente dos deuses dado diretamente para os homens. Era tão valioso que foi utilizado como moeda de troca pelos membros dessa civilização.

LÍQUIDO DIVINO
Os povos Astecas, por volta do ano de 1.300 DC, consumiam uma bebida salgada e ardida, feita a base do fruto do cacau e considerada sagrada por muitos.

SANTO REMÉDIO
Na Europa do século XVI, o chocolate era recomendado como remédio para curar febres, aliviar dores de estômago e referescar o corpo nos dias quentes. Substâncias antioxidantes, como flavonoides, são encontradas nos grãos do cacau. Elas ajudam a fortalecer a saúde vascular e a prevenir alguns tipos de câncer. Por conter grande quantidade de nutrientes, as substâncias presentes no chocolate provocam inúmeras reações enzimáticas, que induzem à sensação de satisfação e calma ao ingeri-lo.

A estética também já se rendeu aos poderes do chocolate. Novos tratamentos, produtos para pele e cabelo são as novidades do universo da beleza. Para as pessoas que estão constantemente apaixonadas, o chocolate aumenta a produção de fenilfetilamina, substância da família das endorfinas que provoca a mesma sensação de estar amando.

DEUS É AFRICANO
De acordo com a Organização Internacional do Cacau, a África é o país responsável pla produção de 70% dos 3,5 milhões de toneladas de cacau produzidas atualmente no mundo em cada ano. O Brasil, sexto colocado no ranking, produz cerca de 160 mil toneladas por ano.

OURO DIVINO
J. S. Fry & Sons criaram, em 1847, a primeira barra de chocolate da qual se tem notícia e são responsáveis pela técnica de misturar pó de cacau, açúcar e manteiga de cacau derretida, formando uma mistura consistente capaz de se solidificar.

Em 1875, o suiço de sobrenome famoso, Henri Nestlé, que já havia inventado o leite em pó, juntamente com Daniel Peter, desenvolveu o primeiro chocolate ao leite da história.

Quer saber quem foi a primeira chocólatra do mundo? De acordo com registros e indícios, a princesa espanhola Ana de Áustria é considerada a primeira pessoa apaixonada por chocolate de que se tem notícia. No início do século XVII, o chocolate ainda era somente uma bebida à base de cacau, que a princesa não passava um dia sequer sem a sua dose e é considerada a responsável pela chegada do chocolate à França.

Fonte: PuroChocolate

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga