Facebook permite contato entre cliente e marca via WhatsApp
Nesta segunda-feira (18/05), o Facebook anunciou um projeto que poderá mudar a forma de interação entre cliente e marca. A empresa pretende trabalhar para permitir uma comunicação B2C (Business-to-consumer) via WhatsApp.
Com 800 milhões de usuários, o serviço de mensagens foi comprado pela
empresa de Mark Zuckerberg no ano passado por 21,8 bilhões de dólares.
Apesar da popularidade, o aplicativo não gera grandes lucros. É o que
aponta os números divulgados pelo Facebook em outubro do ano passado,
onde consta que o WhatsApp fez quase $16 milhões em receitas durante o
primeiro semestre de 2014, porém perdeu $232 milhões no mesmo período
com despesas relacionadas às ações.
É de se esperar um projeto ambicioso que inclua o app. Caracterizá-lo
como uma ferramenta de mensagens B2C irá torná-lo mais lucrativo do que é
atualmente, uma vez que as empresas serão cobradas para ter acesso aos
usuários.
Ao que tudo indica, Zuckerberg tem pressa para transformar a ferramenta
em negócios, mas segundo o chefe financeiro do Facebook, David Wehner, o
projeto será executado em longo prazo.
Como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing
Vamos a alguns números do WhatsApp no mundo:
- 250 milhões de usuários ativos ultrapassando o Twitter.
- 88% das pessoas que tem smartphone no Brasil tem o WhastApp instalado (Fonte: IDG Now)
- Público formado essencialmente por classes A e B.
- Aplicação limpa sem propaganda concorrendo pela atenção do cliente.
Se você enxerga que nos números acima podem existir potenciais clientes para seus produtos e serviços, existem variadas formas de aplicação do WhatsApp que já estão em prática em alguns paises:
Central de atendimento ao cliente em tempo real: Algumas empresas americanas já disponibilizam um canal de atendimento em tempo real para seus clientes via WhatsApp. Os clientes mandam mensagens e recebem repostas curtas via o aplicativo. Inclusive encaminhando links de segunda-via de contas, informações sobre produtos, links de vídeos explicativos e o que mais um SAC normal já faz.
Cupons de desconto: Envio de cupons de desconto pelo WhatsApp para seus clientes atuais. Uma rede de cinema na Espanha já envia cupons de desconto para clientes frequentes. Isso pode ser estendido para qualquer tipo de negócio onde exista a possibilidade de compra recorrente.
Ofertas e promoções: Envio de promoções pelo WhatsApp de ofertas e promoções em tempo real, permitindo medir o retorno da campanha baseado na quantidade de pessoas que apresentam a mensagem no estabelecimento comercial.
Notificação de conclusão de serviço: Oficinas mecânicas tem se válido do WhatsApp para avisar ao cliente quando seu carro teve o serviço concluído. Economia de contas de telefone e agilidade são ganhos claros nesse procedimento.
Seja qual for a melhor opção para o seu negócio, o whatsapp pode mudar a forma com a qual sua marca é percebida pelo consumidor, oferecendo um canal de comunicação direta entre empresa/cliente.
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