Facebook lança novo app para compartilhamento de fotos
Sabe o inevitável pedido “me manda aquelas fotos que você tirou na festa ontem”? O Facebook lançou hoje um novo aplicativo que promete solucionar esse dilema da vida moderna de forma "automágica".
Intitulado Moments, o app une organização de fotos com o excelente (e assustador) reconhecimento facial já existente no Facebook. Ao identificar que amigos estão nas imagens, você pode compartilhar rapidamente com eles de forma privada. Da mesma forma, você ter acesso as fotos em que está presente, sincronizando tudo em grupos o que foi registrado de um evento em um mesmo lugar.
A ideia não é nova. Outras empresas já tentaram o mesmo conceito, como o finado Color, mas acabam sempre esbarrando na necessidade fazer todos os seus amigos terem o mesmo aplicativo instalado. Porém, o Facebook vai utilizar a base de usuários do seu Messenger – mais de 700 milhões de pessoas – para promover o Moments. Caso a pessoa não tenha o app instalado, recebe uma notificação para fazer o download.
Criado pela divisão Creative Labs do Facebook, o Moments está disponível para iOS e Android, por enquanto só na loja norte-americana. Deve sair para outros países em breve.
Uso de texto é cada vez menor no Facebook
Por que o Facebook muda tanto? Essa é uma das principais perguntas feitas a Leonardo Tristão, diretor-geral da empresa no Brasil. Segundo ele, a resposta é fácil, a plataforma tenta se atualizar na mesma velocidade de seus usários. Prova disso, é que o Facebook já se prepara para a era pós-video. “Identificamos que a comunicação está cada vez mais visual. No último ano, o uso de vídeo cresceu 75%, o de foto 9%, enquanto o texto caiu 16%.” De acordo com Tristão, a próxima fase do Facebook é a da realidade virtual em que vídeos, fotos e mais um elemento de realidade virtual devem predominar.
O Facebook identificou que, para as marcas, a experiência do vídeo é muito mais eficiente. “Antes, a pessoa postava algo com um link que direcionava para o YouTube, com isso, a experiência não era tão boa, com o vídeo direto na página isso melhorou para o usuários”, diz Tristão. Para o mercado, isso representa uma forma de envolver de maneira visual pessoas e marcas. “O grande catalisador dessas mudanças é a mobilidade. Em um mundo altamente conectado, as pessoas se expressam cada vez mais de forma visual.”
Um tema recorrente a ser respondido, a privacidade dos usuários também é preocupação de Tristão. Segundo ele, a empresa segue um critério de não focar em individuos nas suas pesquisas, mas em grupos definidos de pessoas. “A gente faz em torno de 35 mil pesquisas diárias com os usuários e tomamos o cuidado de não focar no individuo e sim em perfis.” Esse esforço da plataforma é para entender como o usuário reage e lida com publicidade dentro da plataforma.
O esforço da empresa também está na forma de quantificar o retorno. O Facebook está testando uma nova forma de contabilizar o tempo gasto dos usuários na leitura de determinados posts e comentários, o objetivo é identificar como a experiência pode ser melhorada.
Fonte: Meio e Mensagem / Brainstorm9
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