O que é Marketing de conteúdo?

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Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e engajar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.
O conteúdo quando relevante envolve e gera valor para o público de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.
Quanto mais uma empresa é vista, mais gente conhece seus produtos e serviços e mais chances ela tem de vender. Uma forma de garantir que sua empresa terá a visibilidade adequada é investir em diferentes ferramentas de comunicação, podemos utilizar como exemplo a relação entre os sites e os mecanismos de busca. Conteúdo relevante, de qualidade e bem direcionado permitem que o site de sua empresa esteja no topo dos rankings de busca. Sites com visibilidade contribuem para novas vendas.
Com uma diversidade muito grande de conteúdo na internet, é preciso achar caminhos para se destacar no meio da multidão. Um conteúdo com a parte visual mais destacada tem muito mais chance de ser consumido. 67% dos consumidores são mais atraídos por imagens do que apenas pelo texto. Por isso, investir em infográficos, ilustrações, vídeo etc. é algo que vem pra ficar.
O momento é de desacelerar promoções e começar a investir mais no marketing de conteúdo. O objetivo é manter o relacionamento com quem já é cliente e iniciar uma comunicação mais próxima com quem ainda não é. É preciso mostrar uma preocupação maior do que apenas vender. Essa mudança de posicionamento, inclusive, serve para ajudar a área de vendas, deixando os leads mais preparados para a decisão de compra.

Recurso pouco explorado

Uma pesquisa realizada pela Rock Content, com mais de dois mil profissionais de diversos segmentos como marketing, TI, consultoria, educação e e-commerce de todo o Brasil, aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
Para entender como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo, foi realizado um levantamento que constatou o quanto as empresas disponibilizam do orçamento total ao marketing de conteúdo. Comparando os 69% do Brasil, ainda é perceptível uma grande diferença de comportamento com as empresas dos EUA, em que 93% utilizam-se da modalidade.
Apesar da adoção abrangente, os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje, apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução.
O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam esta estratégia. 
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, 91% apostam em ferramentas como Redes sociais, 61% em Blogs Corporativos e 52% em Newsletters. Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.
A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. 

Fonte: Meio e Mensagem / Portal Administradores

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