Dia do publicitário com dicas
Costumamos falar que uma agência de publicidade é o salão de beleza das empresas, ou, quem sabe até, o Ivo Pitanguy do comércio. Que dá uma melhorada na "cara" e torna mais bonito e apresentável um produto/marca. Pensando nisso e pensando que há nesse momento, milhões de estudantes saindo das faculdades e entrando para o mercado de trabalho, separamos esse texto com 7 dicas publicado pela Gestão de Empresas, onde tanto os novatos na profissão, quanto os mais antigos, poderão obter dicas que ajudarão bastante na hora de fazer o planejamento daquela campanha que ganhará o prêmio no final do ano. ;)
7 Dicas para o planejamento de uma campanha promocional produtiva e bem sucedida
Ao planejar uma campanha promocional mantenha em mente que geralmente uma campanha consiste de três resultados, desejados:
1: Que a mensagem promocional chegue ao seu público-alvo.
2: Que a mensagem seja entendida pelo público.
3: Que a mensagem estimule os receptores a fim de tomarem acção.
Como atingir estes resultados?
1: Avaliar as oportunidades de comunicação de marketing.
É importante, analisar e compreender as necessidades do seu mercado alvo. A quem é dirigida a mensagem? Os usuários actuais, formadores de opinião entre os indivíduos, aqueles que tomam decisões, grupos, ou o público em geral?
Verifique se as suas informações de contacto estão correctas – Deve certificar-se que pode ser contactado se alguém quiser obter mais informações. Os números de telefone e endereços de e-mail são essenciais.
2: Quais os canais de Comunicação que vai usar?
Na primeira etapa do planeamento deve definir os mercados, produtos e ambientes. Esta informação irá ajudá-lo a decidir quais os canais de comunicação mais benéficos. Pode usar os canais de comunicação pessoais, como, encontro cara a cara, contacto telefónico, ou talvez uma apresentação de vendas, pessoal. Ou será que a comunicação não pessoal, tal como jornal, revista, e-mail, vão funcionar melhor?
Mantenha um cronograma rigoroso
- Todos os jornalistas e publicações têm prazos rigorosos. Crie um calendário e um cronograma para o lançamento de cada produto, ou data do evento e trabalhe da frente para trás. Permita a si mesmo, muito tempo para manter os seus prazos.
3: Determine os seus objetivos.
Tenha em mente que os objectivos de uma campanha promocional são um pouco diferentes dos objectivos da campanha de marketing. Os objectivos promocionais devem ser expressos em termos de comportamentos de longo ou curto prazo, por pessoas que tenham sido expostas á sua comunicação promocional. Estes objectivos devem ser claramente indicados, mensuráveis e adequados à fase de desenvolvimento do mercado.
Saiba o que está a promover!
- Pode parecer óbvio, mas certificando-se de que tem os detalhes precisos é a coisa mais importante para o sucesso de uma campanha publicitária. Se tenta espalhar a palavra sobre um evento, é fundamental ter a data correcta, local e horas. Se está a promover um produto, evento ou pessoa, certifique-se de incluir sempre: quem, o quê, onde e quando. Certifique-se dos seus objectivos.
Distribua a suas informações – A sua lista de distribuição deve conter informações de contacto para a imprensa em geral, agenda e lista de eventos, fontes on-line e especificações daquilo que está a promover. Saiba o que está a promover. Uma revista para entusiastas do desporto não vão dar cobertura a um novo brinquedo de bebé. Poupe algum esforço, certificando-se que envia as informações para a média e pessoas apropriadas.
4: Determinar o Seu ‘Promotion Mix’
Aqui terá que alocar recursos entre promoção de vendas, propaganda, publicidade e, a venda pessoal. Não economize em nenhuma destas áreas. Deve criar uma sensibilização entre os seus compradores para que a campanha promocional tenha sucesso.
5: Desenvolva a sua mensagem promocional
Aqui deve sentar-se com a sua equipe e concentrar-se no conteúdo, recurso, estrutura, formato e fonte da mensagem. Lembre-se que em campanhas de promoção o recurso e execução trabalham sempre em conjunto.
Torne-a atractiva.
- O título que envia para a imprensa e as primeiras frases devem ser interessantes e atraentes, pois é onde inicialmente vai vender o que está a promover. Se for eficaz, algumas frases descritivas podem gerar o interesse e entusiasmo do leitor.
Seja conciso com os detalhes
- Quão maravilhoso seja o que está a promover ou a divulgar, ninguém quer percorrer páginas de informações repetitivas. Respeite o leitor ou o tempo do jornalista.
6: Desenvolver o orçamento de promoção
Esta é a parte mais emocionante. Deve agora determinar o orçamento total da promoção. Trata-se de determinar o custo por divisões de território e elementos do mix promocional. Tome algum tempo para fazer as atribuições e determinar a acessibilidade, percentagem das vendas e paridade competitiva. Ao atribuir estas despesas terá uma ideia melhor de como medir o sucesso potencial da sua campanha.
7: Determinar a eficácia da campanha
Depois das comunicações de marketing serem atribuídas, o plano promocional deve ser definido, formalmente por escrito. Este documento deve incluir a análise da situação, prazos para a integração efectiva dos elementos promocionais com elementos do marketing mix. Também deve determinar como vai medir a eficácia, uma vez implementada. Como ‘mediu’ o desempenho em comparação com os objectivos planeados? Precisa recolher esta informação, perguntando ao seu ‘mercado-alvo’ se reconhecem ou se lembram de mensagens publicitárias específicas, o que se lembram sobre a mensagem, o que sentem em relação á mensagem, e se suas atitudes para com a empresa foi afectada pela mensagem.
Fazer chamadas de ‘follow up’ – Depois de enviar as informações, dê seguimento com chamadas ou e-mails, especialmente para pressionar quem você quer que dê cobertura. Certifique-se que receberam o seu lançamento, e ofereça ajuda ou informações adicionais.
Crie um livro com recortes de jornais
- Idealmente, deve criar um livro de recortes para cada promoção em separado. Esta é uma óptima maneira de destacar os seus sucessos, tanto para si como para os seus clientes.
Mantenha um diário
- Faça anotações sobre o que foi bem sucedido e o que não foi. Acompanhe os jornalistas que estão receptivos a si e às suas promoções. Certifique-se de lhes agradecer por a sua cobertura, e envie-lhes de forma consistente, informação sobre o seu produto ou evento.
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