Remarketing: a estratégia digital do momento

16:08 NETBLOG 0 Comentarios



Uma vez ouvi sobre essa pergunta em uma palestra sobre Marketing Digital. Um rapaz alegando invasão de privacidade alguns anúncios que "nos seguem" por toda internet. "O que é isso? Como eles sabem o que procurei no site?". Esses são estudantes, profissionais ou simpatizantes da área se dizendo incomodados, agora imagina o público em geral? Essa técnica vale a pena? Aliás, que técnica é essa?

Estamos falando de Remarketing, o termo "do momento". As maiores marcas baseiam boa parte de suas verbas nessas estratégias (até porque para exercer esse tipo de marketing o investimento tem que ser bem alto). Mas o que é Remarketing? Trata-se de anúncios baseados na experiência do usuário dentro de um site. Se você entra em um e-commerce e escolhe produtos para a cesta e desiste, por algum motivo e não efetua a compra, o site identifica isso e lança um cookie em seu navegador para que seja impactado pela marca em outros sites.

Ou seja, uma forma inteligente de "insistir" com o cliente já que não o temos ali, de forma física. Então, se você desiste de comprar um tênis, por exemplo, possivelmente você o verá em blogs ou até na sua rede social. Com o preço, facilidades ou até um desconto. O Remarketing é a segunda chance que a marca tem de converter o usuário. Às vezes basta um empurrãozinho para que ele seja leda.

No Google, usamos o Remarketing como Rede de Display o aparecimento de propaganda direcionada em sites. Já no Facebook, temos o Exchange desde 2012 a ser contratado por empresas parcerias da rede social.

Quais as vantagens desse tipo de marketing


Publicidade Segmentada: Você pode impactar exatamente o consumidor que desistiu da compra. Como eu disse, às vezes não é necessário muito para fazê-lo mudar de opinião e efetuar a compra, mesmo que por impulso.

Investimento Programado: Trata-se de um sistema de preços muito eficaz para geração de resultados a partir do investimento estipulado. Ou seja, com o leilão do Google, já é possível observar quais lances merecem continuar ou serem retirados da campanha através dos CPM e CPC.

Facilididade na criação: Os anúncios são gerador de forma intuitiva e simplória, estimulando várias mensagens criativas.

Alcance amplo: A rede de sites/blogs parceiros do Google é vasta, ou seja, você estará impactando clientes em potencial que têm maior chance de serem convertidos.


O Remarketing é uma estratégica muito funcional por tudo que foi citado aqui, sendo o mais importante conseguir impactar possíveis clientes, já interessados pela marca, em contato com a mesma, etc. É possível separar listas de interesses a partir da forma que se quer aplicar o Remarketing, seja quem abandona o carrinho de compras ou quem nem ainda chegou nessa parte. Dá para filtrar o cliente somente ao olhar determinada sessão de produtos (roupas ou comida, etc).

Como foi dito, é uma área nova, com pouca gente especializada e com chão pela frente. O crescimento da tecnologia assim como a ascensão da plataforma mobile associada com a recente (e crescente) confiança do consumidor em fazer compras digitais, faz com que essa estratégia seja fundamental em curto prazo.

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