Remarketing: a estratégia digital do momento
Uma vez ouvi sobre essa pergunta em uma palestra sobre Marketing Digital. Um rapaz alegando invasão de privacidade alguns anúncios que "nos seguem" por toda internet. "O que é isso? Como eles sabem o que procurei no site?". Esses são estudantes, profissionais ou simpatizantes da área se dizendo incomodados, agora imagina o público em geral? Essa técnica vale a pena? Aliás, que técnica é essa?
Estamos falando de Remarketing, o termo "do momento". As maiores marcas baseiam boa parte de suas verbas nessas estratégias (até porque para exercer esse tipo de marketing o investimento tem que ser bem alto). Mas o que é Remarketing? Trata-se de anúncios baseados na experiência do usuário dentro de um site. Se você entra em um e-commerce e escolhe produtos para a cesta e desiste, por algum motivo e não efetua a compra, o site identifica isso e lança um cookie em seu navegador para que seja impactado pela marca em outros sites.
Ou seja, uma forma inteligente de "insistir" com o cliente já que não o temos ali, de forma física. Então, se você desiste de comprar um tênis, por exemplo, possivelmente você o verá em blogs ou até na sua rede social. Com o preço, facilidades ou até um desconto. O Remarketing é a segunda chance que a marca tem de converter o usuário. Às vezes basta um empurrãozinho para que ele seja leda.
No Google, usamos o Remarketing como Rede de Display o aparecimento de propaganda direcionada em sites. Já no Facebook, temos o Exchange desde 2012 a ser contratado por empresas parcerias da rede social.
Quais as vantagens desse tipo de marketing?
Publicidade Segmentada: Você pode impactar exatamente o consumidor que desistiu da compra. Como eu disse, às vezes não é necessário muito para fazê-lo mudar de opinião e efetuar a compra, mesmo que por impulso.
Investimento Programado: Trata-se de um sistema de preços muito eficaz para geração de resultados a partir do investimento estipulado. Ou seja, com o leilão do Google, já é possível observar quais lances merecem continuar ou serem retirados da campanha através dos CPM e CPC.
Facilididade na criação: Os anúncios são gerador de forma intuitiva e simplória, estimulando várias mensagens criativas.
Alcance amplo: A rede de sites/blogs parceiros do Google é vasta, ou seja, você estará impactando clientes em potencial que têm maior chance de serem convertidos.
O Remarketing é uma estratégica muito funcional por tudo que foi citado aqui, sendo o mais importante conseguir impactar possíveis clientes, já interessados pela marca, em contato com a mesma, etc. É possível separar listas de interesses a partir da forma que se quer aplicar o Remarketing, seja quem abandona o carrinho de compras ou quem nem ainda chegou nessa parte. Dá para filtrar o cliente somente ao olhar determinada sessão de produtos (roupas ou comida, etc).
Como foi dito, é uma área nova, com pouca gente especializada e com chão pela frente. O crescimento da tecnologia assim como a ascensão da plataforma mobile associada com a recente (e crescente) confiança do consumidor em fazer compras digitais, faz com que essa estratégia seja fundamental em curto prazo.
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