Pegadinhas publicitárias para comemorar o Dia da Mentira
"Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que a sua família
lesse. Você não contaria mentiras para a sua própria esposa. Não conte
para a minha". Esta é mais uma das frases emblemáticas de David Ogilvy. A
mentira e a publicidade não combinam. O consumidor não é bobo e tem
faro aguçado para bobagens. Mas, aproveitando o Dia da Mentira, o Adnews
resolveu selecionar cases que mostram quando a mentira serve como
ingrediente para os criativos: as pegadinhas publicitárias.
Na lista abaixo, você verá ações que geraram discussões, viralizaram e,
é claro, promoveram uma marca ou produto. Os vídeos estão ordenados em
ordem decrescente de visualizações.
Veja:
Anunciante: Filme "Carrie"
Views: 55 milhões
Pegadinha: A Sony Pictures promoveu o remake de "Carrie, a Estranha" com esta pegadinha.
O cenário é uma cafeteria de Nova York. As vítimas da pegadinha
presenciam demonstrações do poder telecinético da moça do vídeo. O
sucesso foi tanto que a câmera escondida ganhou uma versão brasileira (aqui)
Anunciante: Filme "Herdeiro do Diabo"
Views: 44 milhões
Pegadinha: O longa "Herdeiro do Diabo" ganhou uma divulgação bem diferente.
A campanha mostra um bebê demoníaco colocado num carrinho controlado
por controle remoto. O "herdeiro do diabo" assusta os pedestres pelas
ruas de Nova York.
Anunciante: LG
Views: 15 milhões
Pegadinha: Candidatos são chamados para uma falsa
entrevista de emprego em uma sala cheia de câmeras e uma televisão 4K de
84 polegadas no lugar da janela. O bate-papo transcorre normalmente,
até que a imagem da “janela” reproduz uma espécie de meteoro que parece
ir de encontro a terra.
Anunciante: SBT
Views: 14 milhões
Pegadinha: Apesar de não ter sido um merchan do filme,
esta pegadinha do SBT mostra como marcas no Brasil também podem apostar
em pegadinhas para promover um produto. No caso do vídeo abaixo,
poderia promover a versão em DVD do filme “A Maldição de Chucky”.
Anunciante: Fox
Views: 6 milhões
Pegadinha: A Fox produziu uma câmera escondida com o
ator Norman Reedus, intérprete de Daryl Dixon na série "The Walking
Dead", exibida pelo canal.
Nick Santonastasso, fã de "The Walking Dead" conhecido por suas
brincadeiras zumbis divulgadas no Twitter, foi transformado em um zumbi
para assustar o ator. Nick, de 17 anos, nasceu com uma rara síndrome
chamada Hanhart, sem pernas e com apenas um braço.
Anunciante: DHL
Views: 5 milhões
Pegadinha: Um dos sonhos de toda a marca é que seu
concorrente assuma: você é melhor do que eu. A DHL conseguiu a façanha
com uma ação arriscada. Tão arriscada que a marca disse que não tem nada
a ver com a divulgação.
Aparentemente tocada pela alemã Jung von Matt/Necka (o vídeocase está
hospedado no canal da agência), a ação mostra o seguinte: a DHL criou
uma caixa de entrega que, quando resfriada, fica preta e esconde a
seguinte mensagem “A DHL é mais rápida”.
De acordo com o vídeo, a caixa serviu para que a empresa rival da DHL, a
United Parcel Service (UPS) fosse vítima de uma pegadinha. Enquanto
faziam a entrega da mercadoria com a caixa da DHL, a mensagem era
revelada por causa do calor e a UPS, sem querer, fazia publicidade para a
rival.
Anunciante: Pepsi
Views: 5 milhões
Pegadinha: A marca queria mostrar que a versão sem
açúcar da bebida é inacreditável. Para isso, a marca mostrou
acontecimentos inacreditáveis nesta pegadinha que já conta com quase 5
milhões de views no Youtube. A criação é da AMV BBDO de Londres.
Anunciante: Coca-Cola
Views: 787 mil
Pegadinha: A marca, em parceria com a Saatchi &
Saatchi da Dinamarca, resolveu inovar no aviso de "não faça barulho" dos
cinemas. Os espectadores foram colocados no próprio filme. Não era o
longa principal, é claro, mas um criado pela Coca-Cola para evidenciar
como o barulho mistura você com a obra e irrita quem quer ver o longa em
silêncio.
Por Leonardo Araujo / Adnews
0 comentários :