O uso consciente de energia

09:57 NETBLOG 0 Comentarios



Hoje comemora-se o  Dia Mundial da Energia, e nada mais adequado do que tomarmos consciência, hoje e todos os outros dias do ano, que pequenas mudanças na forma em que consumimos esse bem, renovável ou não, podem ajudar a preservar o mundo para nossas futuras gerações. O uso consciente de energia pode ser exercitado por todos nós dentro e fora de nossas casas e ambientes de trabalho.

O SEBRAE, por exemplo, através do projeto "Cinco Menos Que São Mais" pode ajudar a sua empresa a reduzir quase pela metade os valores nas contas de água e luz.  No Cinco Menos que são Mais a sustentabilidade é trabalhada a partir das cinco premissas de menos (redução) e mais (resultados). Menos: água, energia, matéria-prima, resíduos e poluição. Mais: lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental.

Desde 2010, 133 pequenos negócios em 40 cidades já foram beneficiados pelo programa. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 676 mil em treinamento, capacitações e consultorias para as micro e pequenas empresas participantes do projeto.

Ter um comportamento ecologicamente correto não necessariamente significa abrir mão do dos vários confortos e comodidades da vida moderna. Se você é daqueles que quer ajudar o planeta mantendo privilégios provenientes da tecnologia do mundo de hoje, a Ford, uma das empresas pioneiras na fabricação de carros, tem hoje o melhor carro híbrido do mercado o Ford Fusion Hybrid

Conhecido no Brasil por ser o híbrido mais vendido e também o carro com menor consumo de combustível, segundo o ranking do Inmetro, o Fusion Hybrid chamou a atenção da publicação por ser um sedã familiar elegante, espaçoso e gostoso de dirigir, com tecnologia avançada. O carro foi eleito pelo quarto ano consecutivo como o melhor carro híbrido de uso familiar, pela revista US News & World Report, que há mais de 30 anos produz alguns dos rankings mais respeitados do mercado norte-americano na área de veículos e também setores como educação, saúde e finanças.

A Ford também quer carros que se transformam em bicicletas. A empresa americana pediu patente para um carro desmontável, um conceito inovador que servirá para facilitar a vida dos habitantes de grandes cidades. A criadora do primeiro automóvel produzido em série do mundo quer introduzir esta inovação que pode mudar as viagens diárias para o trabalho e até os passeios de fim de semana. Segundo o Wall Street Journal, a ideia é dar aos condutores a possibilidade de remover peças do carro e construir uma bicicleta com elas. Resta agora esperar pela decisão da Agência de Patentes e Marcas dos EUA para que o pedido seja confirmado. A resposta deverá ser dada apenas daqui a dois anos.

Outro exemplo de empresas que investem em sustentabilidade é a Anglo American, empresa responsável pela produção de cobre, carvão, minério de ferro, platina e rocha fosfática, entre outros materiais. A extração desses cinco minerais em seus negócios, localizados na África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá e Chile; permitem não só a produção de inúmeros bens de consumo presentes em nosso dia-a-dia, como também compõem a produção de paineis soleres e torres de geração de nergia eólica.  

Além disso, a empresa adota várias politicas de sustentabilidade em suas operações. Em sua planta em Niquelândia (GO), a mineradora substitui um combustível fóssil chamado óleo 1A por uma fonte renovável de energia no processo de transformação do níquel nos fornos de calcinação. Com a utilização do cavaco de madeira – produzido a partir de árvores de eucalipto das em suas fazendas de reflorestamento – a empresa consegue benefícios como a redução de emissão de gases de efeito estufa.

E você? Já parou para pensar qual tem sido a sua contribuição para a preservação do nosso planeta azul? Pense nisso.

Fonte: Da Redaçao / Ford / Agência Sebrae / Anglo American.

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga