Estudo revela horários de pico nas redes sociais

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O Scup, serviço especializado em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, divulga os resultados da quinta edição de seu estudo "Horários Nobres das redes sociais". Na edição que reuniu dados referentes a 2014, foram percebidas mudanças no comportamento dos usuários do Facebook. O Instagram foi a rede social que apresentou o maior crescimento, cerca de 235%. O estudo analisou 170.708.117 menções no total, 97% a mais que na edição anterior.
“Alguns comportamentos se solidificaram da edição 2014 para a edição 2015. O que mais chamou a atenção foi o Twitter, que se tornou uma segunda tela poderosa”, conta Fábio Marques, Gerente de Marketing do Scup.
Nos dias que antecedem o final de semana, quinta e sexta-feira, o Facebook teve uma redução em sua movimentação, contrário do que ocorreu com Instagram e Twitter. O estudo identificou que o pico das menções no Instagram é o período entre 19 e 20 horas de sexta-feira, o contrário do que ocorre no Twitter, em que os usuários diminuem o uso da rede a partir das 19 horas.
No Twitter o período mais acessado é a tarde de domingo, a partir das 16 horas, até o fim da noite, às 23 horas. Essa rede social apresenta maior movimentação diariamente a partir das 17 horas. Os períodos mais movimentados durante a semana são às terças, das 23 às 0 horas, e às quartas-feiras, das 21 às 22 horas.
O Facebook passou a ser mais utilizado no meio da semana, diferentemente do que foi apresentado na última edição do estudo. O horário de maior utilização foi das 11 às 12 horas, às quartas-feiras. As terças feiras também foram apontadas como dia de grande movimento. No estudo, cada um desses dois dias foi responsável por 15,9% do volume de menções da semana.
De acordo com Marques, é importante saber que alguns eventos, como Copa do Mundo e Eleições, que ocorreram em 2014 motivaram os usuários a procurarem mais as redes sociais para comentarem e darem opiniões. “O número maior de menções no meio da semana pode ter sido por conta dos eventos que ocorreram no meio da semana. Cada vez mais as pessoas estão nas redes sociais e querem comentar o que estão acontecendo”, conta Marques.  

Facebook e YouTube atraem 90% das visitas a redes sociais no Brasil

Facebook e Youtube concentraram mais de 90% das visitas às redes sociais no Brasil em novembro de 2014, aponta pesquisa divulgada pela Serasa Experian.
A rede social de Mark Zuckerberg reuniu 64,82% das visitas e continua líder. Já a fatia da plataforma de vídeos do Google é de 26,04%. Os dois serviços começaram a protagonizar recentemente uma nova disputa. Após o Facebook passar a exibir vídeos automaticamente, os dois lutam para atrair a maior quantidade de expectadores.
Segundo a pesquisa Hitwise, os brasileiros passaram em média 27 minutos e 13 segundos conectados ao Facebook em novembro e gastaram outros 25 minutos navegando pelo YouTube por dia.
Os jovens são o extrato da população que mais acessa as redes sociais. Pessoas com idade entre 18 e 24 anos responderam por 54,36% da audiência desses serviços. Na outra ponta, indivíduos com idade acima dos 55 anos. A faixa das pessoas com idade de 25 a 34 anos respondeu por 29,77% do acesso, a de 35 e 44 anos, por 12,67%, e a de 45 e 54 anos, por 2,88%.
Na segmentação por região, o Sudeste é a região mais ligada às redes sociais, concentrando 57,96% das visitas a Facebook e outros sites do gêneros. Na sequência, surgem as outras regiões: Sul (19,33%), Nordeste (15,65%), Norte (4,25%) e Centro-Oeste (2,81%).

Veja a lista das redes sociais mais acessadas do Brasil apontadas pela pesquisa:
1) Facebook
2) YouTube
3) Yahoo! Respostas
4) Twitter
5) Google+
6) Instagram
7) Habbo Brasil
8) Badoo
9) Bate-papo UOL
10) LinkedIn


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