Google, Facebook e Twitter lançam novidades
Google agora é Alphabet
Larry Page, um dos fundadores do Google, publicou nesta segunda-feira, 10, no blog oficial da empresa um anúncio de que agora a gigante de tecnologia se chama Alphabet. No post, intitulado “G is for Google”, o executivo explica que é uma reestruturação da companhia, mas que a marca Google não deixa de existir.
“Alphabet é basicamente uma coleção de empresas, a qual a maior é, obviamente, o Google. Esse novo Google está um pouco mais em enxuto, com as empresas que estão não tão próximas dos negócios da internet contidas, agora, na Alphabet”, explicou. Ele cita exemplos como a Life Sciences, que trabalha com lentes de contato para diabéticos; a Calico, dedicada a longevidade; e o X Lab, que encuba projetos como um drone para delivery. Mas lembra que ficam no guarda-chuva todas as empresas, incluindo marcas conhecidas, como YouTube, Maps, Chrome e Android.
Larry assume a Alphabet como CEO. Sergey Brin, cofundador, como presidente. Eles supervisionarão o trabalho de todas as subsidiárias, que terão CEOs próprios. Sundar Pichai, que era vice-presidente sênior, é agora o principal executivo do Google. Larry descreveu que essa nova composição deverá prover a ele e Sergey mais tempo para pensar no longo prazo e em novas linhas de investimentos para a Alphabet.
A nova holding continuará listada na Nasdaq como GOOGL e GOOG e as ações relativas serão convertidas automaticamente em papeis da Alphabet. A empresa produzirá relatórios financeiros semestrais de duas formas: uma de todas as subsidiárias exceto Google, e uma só do buscador.
Facebook ativa livestreaming de vídeo, mas só para celebridades
No ano passado o Facebook liberou um aplicativo especial voltado a grandes personalidades, celebridades e outras figuras públicas. O aplicativo, chamado Facebook Mentions, ganhou hoje uma atualização que deve rivalizar o que os aplicativos Meerkat e Periscope já fazem: streaming de vídeo ao vivo.
Mesmo que seja específico para celebridades, o livestream pode ser assistido por qualquer pessoa usando o aplicativo do Facebook. Há também uma opção de bate-papo, assim como existe no Periscope e Meerkat, e ele mostra quando amigos ou outras pessoas públicas estão assistindo também.
Diferente dos demais aplicativos, quando o livestream tiver terminado ele automaticamente é arquivado como um vídeo na página da pessoa que o transmitiu. O texto de bate-papo provavelmente ficará arquivado como comentários do vídeo, mas o Facebook não elaborou neste ponto específico.
Twitter testa exibição de “notícias em tendência” em aplicativos
Uma nova opção começou a ser testada pelo Twitter especificamente nos seus aplicativos móveis. Alguns usuários começaram a perceber que o botão do meio, que antes era onde ficava a opção de criar um novo tweet, passou a mostrar a aba “Trending News”. Nesta aba são exibidas as notícias do momento, que mais são tuitadas pelos usuários.
De acordo com o Engadget, esta nova opção mostra não só as notícias mas também quantos tweets foram publicados sobre ela. Essa pode ser mais uma tentativa do Twitter de deixar a rede social relevante e, com isso, prender mais a atenção dos usuários. Diferente do Facebook, as notícias não estão hospedadas no Twitter, elas contam apenas com um resumo e o link para o veículo que a publicou.
A tentativa de aumentar o tempo que seus usuários passam na rede pode ser motivada pelos resultados do seu mais recente trimestre fiscal, quando o desapontou acionistas com o menor crescimento de usuários ativos desde que abriu suas ações na bolsa de valores: 12%. Ainda assim, já são 304 milhões de usuários logando no Twitter todo mês pelo menos uma vez.
Assim como as novidades que o Twitter sempre testa, esta opção de exibir notícias pode ser ativada para todos os usuários em breve. Bem como também poderá ser engavetada e despachada para o limbo da internet.
Fonte: Meio & Mensagem / Brainstorm9
0 comentários :