Periscope, novo aplicativo já é utilizado por muitas marcas

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O Twitter apresentou o Periscope em março deste ano, o aplicativo permite aos usuários assistir e compartilhar vídeos ao vivo (streaming) pelo celular . O vídeo passou a ser importante para o Twitter na concorrência com Google e Facebook. A empresa investiu cerca de US$ 100 milhões para adquirir o Periscope, em janeiro deste ano.
No Periscope também há integração com o Twitter. Logo após o usuário fazer login (com suas credenciais na rede social), o app verifica quais contatos também usam o serviço e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas não seguidas. Fazer streaming também é uma tarefa fácil. O usuário pode convidar todos os seus seguidores ou escolher quais deles verão o vídeo. A interação é garantida: os participantes podem mandar mensagens em tempo real ou “coraçõezinhos” para manifestar aprovação. Os vídeos transmitidos ficam disponíveis posteriormente, mas apenas por 24 horas.
O Periscope nasceu para complementar a experiência dos usuários com vídeo e com o objetivo do real time, mas também tem se mostrado muito eficiente para abrir novas oportunidades de geração de conteúdo e aproximação com os públicos.

Periscope mostra o backstage
Enquanto o Twitter atua como a “segunda tela”, o Periscope dá conta do backstage. Outras redes como Snapchat e Instagram também dão conta dos bastidores, mas o streaming do Twitter se diferencia por oferecer um conteúdo feito na hora, ao vivo.
Além de marcas, emissoras de televisão como ESPN Brasil e Multishow já fazem uso do app para mostrar bastidores e prévias dos shows e programas.
No Brasil, a pioneira no uso do Periscope foi a Skol que transmitiu o show da banda Tropkillaz via aplicativo, em março. Em abril, a GE usou o aplicativo para transmitir uma coletiva de imprensa anunciando patrocínio à Confederação Brasileira de Canoagem. Fora do Brasil, muitas marcas já fazem uso da ferramenta. Apesar de um modelo de anúncios não estar formatado, algumas marcas estão testando o app. Em junho,a Nestlé promoveu a marca de sorvetes Drumstick pelo Periscope. Os vídeos também foram publicados via Twitter. Entre outras marcas que fizeram ações parecidas estão a rede de fast-food Wendy, a marca de bebidas 7Up e a Starbucks.
Celebridades como Ivete Sangalo e Luciano Huck têm utilizado para mostrar seus camarins e momentos extras de seus trabalhos.
Veículos de mídia também recorrem à oportunidade de utilizar a plataforma para alimentar seu conteúdo, captar mais dados de leitores e telespectadores. “É mais uma forma de produzir conteúdo”, diz Carlos Moreira Jr, diretor executivo de mídia do Twitter para a América Latina. Além disso, o Periscope é adaptado para experiência mobile, uma aposta crescente para os próximos anos.
O Boticário realizou, recentemente, uma transmissão ao vivo pelo Periscope. A exibição contou com a participação do maquiador Sadi Consati, consultor criativo de Intense de O Boticário e gerou mais de 7 mil interações no aplicativo.
No início de agosto, a Vivo utilizou o aplicativo para extender sua campanha sobre o uso consciente do celular na campanha #UsarBemPegaBem. A marca usou o Periscope para promover discussões em tempo real sobre cinco temas relacionados ao uso consciente do celular.
O Magazine Luiza transmitiu, em agosto, o lançamento mundial do Windows 10. A Lu, vendedora virtual da companhia e um consultor da Microsoft, narraram a transmissão e falaram sobre as novidades do sistema. É a segunda vez que a rede testa a ferramenta em suas campanhas. Recentemente, utilizou o Periscope para revelar uma das vencedoras da promoção "Esse condomínio é meu".

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