Nós e as ideias criativas
E, de repente você está lá, escovando seus dentes pra ir para o trabalho. Seu vizinho coloca aquela música que você odeia. "Bum!" Surge "aquela" ideia criativa. É mais ou menos assim que as ideias, muitas vezes, as melhores, surgem: do nada. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Primeiro vamos entender o que é criatividade. Criatividade, segundo o dicionário, é: "1 -Capacidade de criar, de inventar. 2. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.3. Ling. Capacidade que o falante de uma língua tem de criar novos enunciados sem que os tenha ouvido ou dito anteriormente". Como vimos, em nenhum momento, a criatividade é tida como um dote sobrenatural. Todos temos a capacidade de ser criativos, todos nós o somos em algum momento.
Certa vez, um professor, dando sua aula de criatividade, passou uma tarefa onde seus alunos teriam que ligar todos os pontos de um quadrado sem que as linhas se cruzassem. Quando os alunos tentaram de todas as formas e ainda assim não conseguiram, o questionaram, afirmando ser impossível. Ao que ele respondeu: "Saia do quadrado". Havia como resolver a questão, mas era preciso uma dose de criatividade para ousar riscar fora das linhas que limitavam o quadrado.
Da mesma forma, é assim que acontece com os grandes criativos: eles "saem do quadrado". Saem do óbvio e muitas vezes (quase sempre) tem uma série de ideias idiotas e/ou descartáveis para que a ideia, "aquela" ideia apareça. É o que chamamos de brainstorming. As ideias, muitas vezes, nascem do acaso. Mas como fazer para acelerar o nascimento delas? Tomar algumas atitudes simples pode ajudar. Troque o lado em que você costuma andar na rua, frequente algum lugar diferente. Leia, leia, muito e sempre. Um vídeo que rolou recentemente e que está logo abaixo termina com a seguinte frase "o acaso favorece as mentes conectadas" e é daí que surgem as boas ideias. E isso, estar aberto para o mundo, tentar coisas novas, é estar conectado, ao mundo, à vida e, automaticamente, ao seu cliente, ou simplesmente, ao seu leitor
Questionada sobre de onde vêm suas ideias criativas, a nossa diretora de criação nos dá uma receita simples: vivência, conhecimento do cliente, bricolagem, e por aí vai. Ou seja, ser criativo não é um bicho de sete cabeças.
Logo abaixo vem um dos vídeos que explica, de forma original, de onde surgem as boas ideias. Se você já viu, vale a pena rever, se não viu, aproveite.
Uma vida cheia de boas ideias pra você!
0 comentários :