De olhos abertos
Dia de segunda é dia de acordar com aquela preguiça danada, amaldiçoando o dia pelo final de semana ter chego ao fim... ou, fazer do dia uma oportunidade para o início de algo melhor e maior.
Pra começar bem a semana, fica com vocês o texto "De olhos abertos". Por Renata Cabral
Acontece o tempo todo. Quando você menos espera, lá vêm eles. Com suas palavras pseudointeligentes, com seus conselhos pseudosábios, com seu pseudodomínio sobre tudo. E lá vai você, ficar sem saber o que fazer numa situação que estava sob controle.
Faça a experiência: comece a compartilhar com algumas pessoas alguns projetos. Fale de seus sonhos, de suas expectativas, daquilo que você traz no seu coração. Num primeiro momento, com certeza todos se sentirão empolgados com tudo que você está compartilhando. Mas, quando perceberem que a coisa tem caminhado para o fim que você deseja, eles surgirão.
Dizendo que a economia não anda muito favorável, apontarão índices Dow Jones, Nasdaq, cambiais, para comprovar suas falas. Mostrando que o clima não é dos melhores para quem planta sonhos, farão todo um estudo metereológico e das condições climáticas para desestimulá-lo em sua jornada. Por fim, quando você já estiver duvidando de si mesmo e daquilo que havia planejado, darão o golpe de misericórdia com a fatídica frase: “Ah, mas a escolha é sua!”
E não se engane. Eles estão por toda a parte. Disfarçados de entendidos de todos os assuntos do mundo, com aparência de quem sabe o que está falando, na verdade, não passam de pessoas de olhos fechados. Ou melhor, de olhos abertos pra dentro de si mesmos.
Ao contrário do que apregoam, não conseguem enxergar um palmo adiante de si, já que sua visão de mundo está baseada em seu próprio umbigo. Se eles não podem ser felizes, o resto do mundo também não pode. Se eles não conseguem alcançar seus objetivos, que o resto do mundo também não alcance. Com eles, não existe o compartilhar da felicidade alheia. Se alguém tem que ser feliz, que sejam eles!
De olhos fechados, lá vão eles esbarrando nos desavisados. Lá vão eles causando grandes choques nos incautos sonhadores. Lá vão eles despejando palavras aparentemente sábias e inundando a todos a sua volta de dúvidas e questionamentos. E tornando aquilo que era a fonte de grande prazer em fonte de ansiedade e sofrimento.
Se você tem um sonho ou mesmo um projeto, guarde-o, inicialmente, pra si mesmo. Cuide bem para que ele amadureça a ponto de não se deixar afogar pelas falas alheias. E, caso aconteça de você compartilhá-lo com alguém do grupo dos olhos fechados, abra bem os seus próprios olhos. E caminhe de acordo com o que você vê e não de acordo com aquilo que as pessoas tem falado pra você.
É isso mesmo. O melhor antídoto contra o grupo dos olhos fechados são olhos abertos. E a coragem de seguir aquilo que, muito provavelmente, só os seus olhos estão vendo. Mas que, quando se concretizar, o mundo todo verá e dirá: é, ele estava certo em acreditar!
0 comentários :