4 dicas para melhorar sua performance no Facebook
Muito se fala em Edge Rank, engajamento, mas você sabe mesmo o que significa isso? Muitos profissionais de mídias sociais se esforçam e baseiam bastante suas estratégias para angariar fãs para conseguir número. Isso é realmente suficiente?
É claro que obter uma vasta multidão diante do seu megafone te ajuda a ser percebido e compreendido, mais consumidores podem ter acesso às notícias e consumi-las ou não. Mas o que mais se tem que prestar atenção é o número de pessoas falando sobre seu produto ou serviço, quantas pessoas foram impactadas pela sua mensagem e estão convertendo ou criando empatia pelo que você vende? Dessa forma é inteligente ter outras iniciativas e uma estratégia detalhista para conquistar o coração desse cliente, para estimular a fidelidade e interação com a marca:
1) Linguagem
De nada adianta ter uma boa estratégia, bons produtos e muita qualidade se a comunicação falha. por isso é importante fazer um estudo a fundo dos nichos que realmente guardam seu público-alvo. Seria adequado usar gírias em uma página em que a maioria são adultos de 35-50 anos? Cativaria a audiência se você fosse sóbrio e formal se eles fizessem parte do gráfico de 18-25 anos? O Facebook Insights é uma boa ferramenta para que se filtre o tráfego a partir das idades e vários outros dados interessantes para entender quem é esse seu ciente.
Após feito isso, é interessante ser conciso em seu material. Posts com menor número de caracteres são mais interagidos, assim como aqueles que contém uma pergunta (é um incentivo para seus clientes contar um pouco de sua experiência, eles adoram) e, acredite, um emoticon também ajuda.
2) Amizade
Por mais que muitos diferenciem o profissional do pessoal, hoje está mais que provado que os consumidores esperam por uma humanização das empresas. Assim como Kotler disse em sua obra Marketing 3.0, é necessário que as marcas se comportem como pessoas, tenham personalidade própria, comuniquem diretamente com elas. A linguagem já está escolhida, mas agora como isso deve ser feito? Podemos usar humor? Não é agradável quando conhecemos uma pessoa agradável? Paralelo a isso, também tem os "joguinhos". Contar segredos, mostrar making ofs, não demonstra uma intimidade? Sem contar que ter aquele amigo que te ouve também é fundamental, por que não pergunte mais dos seus clientes sobre a experiência que tiveram com seu produto?
3) Surpresas
Ainda na premissa do amigo, quem não gosta de receber presentes? Em um mundo em que qualquer mídia publicitária demanda bom dinheiro, o investimento na publicidade digital é pequena e dá muito resultado. Faça promoções, sorteios, anúncios. Estimule a criação de fotos, ou legendas, ou frases. Recompense seu consumidor de acordo com o tempo gasto e empenho do tipo de promoção. Mais para frente falaremos ainda sobre suas diferenças.
4) Descontração
Além do humor, não seja o amigo chato oportunista. Ninguém quer ser amigo de quem fica se gabando a todo momento. Então não use suas mídias sociais para ser um canal exclusivo de vendas, de falar de suas conquistas, de seus produtos ou serviços. Use do seu cotidiano para construir conteúdo, aproveite o aniversário de um funcionário querido para criar um post, ou um happy hour, ou um feito. Envolva seus colegas de trabalho como se fosse mais amigos a apresentar para seu consumidor. Crie histórias, envolva seu consumidor, ganhe sua confiança e empatia. Só assim ele se sentirá acolhido para retribuir seu esforço em forma de interação ou até compra.
O que pode parecer um pesadelo de complicação pode ser um forma desafiadora se o gerente ou analista agir com muita naturalidade diante do comportamento específico de seu consumidor. Entenda que isso prende muito mais fãs com qualidade do que vários fãs distantes em quantidade.
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