O mercado acredita em marketing digital? O que fazer?
Apesar da importância do Marketing Digital já estar bem mais disseminada no mundo todo, ainda encontramos algumas dificuldades no meio do caminho, principalmente as cidades longe dos grandes centros. Apesar do digital estar engatinhando em todo o Brasil, algumas cidades já estão cambaleando, mas andando, enquanto outras têm maior dificuldade de convencer seus clientes da necessidade de adaptar a esse nova forma de publicidade. Não é absurdo, visto que a geração passada não teve contato contato com a internet como temos e, consequentemente, não vê a rede como a mídia fortíssima e com muita influência que é. Em uma época em que flyers eram confeccionados, rádio soltando spots e o auge na propaganda na televisão fica difícil conseguir imaginar dinheiro saindo de publicidade digital, onde, em olhos tão enganados, enxergam como "brincadeira de criança".
Justamente por enxergarem assim, que alguns ainda chamam o tão odiado (pela comunidade de publicidade e marketing) sobrinho para cuidar das contas e imagem nas redes sociais de alguma marca. Investir em publicidade já foi difícil (ainda é, certo?), agora que veem a área como uma obrigação para o sucesso, é a hora de ver o digital com desconfiança. O que fazer? Desistir? Ignorar?
Não. Educar. Nós, profissionais da área, temos know how suficiente para entender a força dessa mídia, mas, como expliquei acima, eles não. É difícil perceber que tem 17.920.000 de pessoas no facebook (dado de dois anos atrás, só no Brasil!), que boa parte das pessoas entram nessa rede social diariamente e que poderiam ter contato com suas marcas várias vezes de forma gratuita ou bem barata, se um bom trabalho for feito. E a importância do Marketing de Busca? Bota na lista!
É um investimento "cego" pra eles, em que pouco ROI (Retorno sobre Investimento) acontece, menos conversões, feito só pela necessidade de "estar" nas redes sociais. É errado ficar criticando o mercado e seus medos. O melhor a se fazer é educar, explicar nossa realidade atual, mostrar/fazer infográficos, e explicar detalhadamente as métricas, cada dado, o que cada termo ou número significa. E principalmente mostrar que a internet, além de ser uma das mídias com impacto mais certo, é uma das plataformas mais baratas para se sustentar uma campanha. Comparar alcance x valor on e off como no Facebook Ads ou Links Patrocinados.
0 comentários :