Marketing do "Balde de Gelo"

16:16 NETBLOG 1 Comentarios



A internet foi inundada na última semana por vídeos de diversas celebridades tomando um banho de gelo. A brincadeira foi associada à ALS Association, entidade que se dedica à esclerose lateral amiotrófica. O objetivo era divulgar o trabalho realizado e incentivar doações. As pessoas deveriam escolher entre doar dinheiro ou tomar um banho de gelo. Caso optassem pelo gelo, deveriam convidar outras três pessoas para o desafio. A partir de então, os nomeados têm 24 horas para decidir se também fazem um vídeo ou se doam dinheiro.
Avinash Murthy, profissional de marketing da empresa de TI Wipro enxergou na campanha algumas lições que podem ser reproduzidas em outras iniciativas. Ele cita o aumento das doações para a ALS nos últimos dias como prova de que a divulgação do trabalho da entidade foi um sucesso. Listamos abaixo os pontos reunidos por Murthy. Segundo ele, nenhuma ideia é inédita, mas a maioria dos profissionais não consegue compreender exatamente seu significado.

1. Junte-se a uma causa 

O objetivo dos vídeos era conscientizar mais pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica, ao mesmo tempo em que arrecadasse fundos. A experiência mostra que qualquer campanha que se associe a uma causa que gere uma reação emocional no público alvo tende a ser bem sucedida.

2. Seja simples

O desafio do balde de gelo (ou Ice Bucket Challenge) é muito simples. Tudo o que você precisa fazer para participar é ter um smartphone e uma conta nas redes sociais. Excluindo o custo do gelo e da doação, participar da campanha é grátis e o fator humilhação é mínimo.

3. Divirta-se

Quando a proposta é interagir com as pessoas, é importante que seja divertido - desde que a área de atuação do seu negócio permita. As pessoas gostam de se engajar com coisas engraçadas. O desafio do balde de gelo cumpriu seu papel ao envolver os usuários.

4. Apoiadores
Qualquer campanha viral dá voz aos que dela participam, assim como um papel importante. No caso do balde de gelo, foi exatamente isso que aconteceu quando cada um dos convidados jogava sobre si água gelada e mostrava aos amigos nas redes sociais.

Fonte: Época Negócios

Um comentário :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga