O Galo e a Publicidade e Propaganda

09:57 NETBLOG 0 Comentarios



Em quase tudo o que vemos sobre Publicidade e Propaganda, principalmente em Festivais de âmbito profissional ou acadêmico, está lá a figura de um Galo.

Quase sempre estilizado de diversas formas (de acordo com a criatividade do responsável pela sua criação), ele acaba gerando uma curiosidade na cabeça de algumas pessoas que ainda não sabem o motivo – se é que realmente exista um – do Galo ser o símbolo da Publicidade.

A LENDA

Encontrei uma história durante as buscas para o embasamento deste post que relaciona a questão do galináceo com o job de uma Agência no ano de 1833, conforme pode ser conferido na íntegra do texto extraído do site Casa do Galo:
“Em 1833, uma grande agência de publicidade de São Paulo precisava entregar o material do cliente mais prestimoso e exigente para os grandes jornais locais. O trabalho era duro: não existiam gráficas rápidas, computadores, nem bureaus de impressão à laser. Todo o trabalho era montado em prensas, e as ilustrações, esculpidas à talho-doce em barras de metal. Um carimbão homérico. Aí o fornecedor de chapas atrasou, o nanquim cecou (sic), o querosene da lamparina evaporou, o contínuo adoeceu, o mascate enrolou. E, pela primeira vez em toda a história publicitária, os funcionários da agência de reclames tiveram que trabalhar por toda a noite afora. E como São Paulo ainda era cidade de interior, ao lado da agência existia um galinheiro, e com a barulheira toda das marteladas do talho doce, o galo não dormiu. Cucuritava a cada 15 minutos, reacordando a maioria do pessoal que jamais trabalhara em horários tão tardes e que mostravam-se cansado deveras. Tempo se passou, essa agência abriu o trágico precedente do trabalho-publicitário-para-ontem-noite-afora. O cliente era chato e pinga-pinga, mudava de agencia todo mês. Assim o tempo passou e praticamente todas as 4 agências de São Paulo de outrora trabalhariam ao som do cocoricó do galinheiro ao lado. É claro que o tempo passou, os galinheiros foram rareando, novos motivadores apareceram. Mas o galo ficou imortalizado desde então.”

O ANUNCIANTE

Mas, a versão que acredito ser mais considerável sobre o motivo do Galo ser o “mascote” da Publicidade é que ele tem a função de anunciar o novo dia assim como o profissional de PP tem como objetivo em suas criações a melhor forma de anunciar o seu cliente, utilizando de elementos que o apresente como um diferencial quando comparado com seus concorrentes de mercado. Assim como o Galo, o profissional de PP deve ser um “anunciante da novidade”. Logo, o “cantar do galo” seria equivalente ao ato de anunciar, onde o objetivo é o de destacar-se perante uma determinada área e, se possível, ser o pioneiro ou apresentar seu produto ou serviço da melhor forma para se ter o alcance desejado, dando a impressão de que tudo o que vier após tenha apenas seguido uma tendência já existente.


Por Jeferson Freiy

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga