Novembro Azul: drible o preconceito

10:39 NETBLOG 0 Comentarios


Novembro chegou, e como ele está passando rápido não acham? O mês onze do calendário gregoriano, trouxe novos pensamentos, idéias e chegou todo azul.


Advindo de um outubro rosa, que tem como principal princípio chamar a atenção das mulheres para a profilaxia contra o câncer de mama, o Novembro Azul aqui no nosso país, consiste em conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças exclusivamente masculinas.

Em outros países existem campanhas parecidas, porém com um trato do tema de forma mais branda, como o Movember, que incentivam reuniões de homens que já passaram e venceram a doença, com homens que querem saber mais a respeito. O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do dia  mundial do combate contra o câncer de próstata, no dia 17. Criando outros movimentos como No-Shave November, que encoraja os homens a não fazerem a barba durante o mês para ajudar ainda mais a divulgar a ideia.

Segundo números de 2011 do INCA – Instituto Nacional do Câncer, 13.129 homens morreram vitimas do câncer de próstata, e para 2014, a estimativa de novos casos chega a 68.000, números que são realmente alarmantes. Tais iniciativas são essenciais para que os números continuem a cair, mesmo com tantas informações disponíveis, existe ainda um preconceito enorme em relação ao tema, que chega a se tornar um certo tabu. 

Conheça a campanha

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, fomos pioneiros ao lançar no Brasil o Novembro Azul, que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.


Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Acesse o site da campanha e informa-se!

Fonte:

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga