O poder do marketing espontâneo.

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O apresentador e empresário Silvio Santos chamou atenção, no último domingo (22), ao fazer uma propaganda do serviço de TV por internet Netflix, em seu programa do canal SBT. Em conversa com a humorista Marlei Cevada, o apresentador declarou que não vê televisão ao sair do trabalho e que prefere acompanhar séries e filmes.

Nesse momento, Silvio Santos esclarece que acompanha a série "A Bíblia", e recomenda que a humorista assista na Netflix: "Assista, tem na Netflix, a mensalidade é de apenas R$ 18,90, assine e coloque em casa", disse o apresentador pedindo um mês de graça do serviço pela propaganda. "Os donos devem estar me vendo nos Estados Unidos", brincou.


O dono da Netflix, Reed Hastings, resolveu responder à altura à propaganda gratuita feita por Silvio Santos na TV e ofereceu ao dono do SBT uma assinatura vitalícia do serviço online.

Para completar o troca-troca de "merchans", Hastings recomendou a Silvio a série “House of Cards”, que aparece no vídeo em um cartaz atrás dele.

“Oi, Silvio. Assisti seu vídeo e sei que pediu um mês grátis de Netflix. Mas que tal uma assinatura vitalícia?”, sugere Hastings no vídeo publicado pela empresa no Facebook. 

"E, aproveitando, tenho uma recomendação para você: House of Cards. Não é nada como "A Bíblia", mas acho que você vai amar."


Antes do vídeo do dono do Netflix, a plataforma utilizou o Twitter para dizer que o "veredito" sobre um desconto para o apresentador sairia "já já".


O caso de amor entre Silvio Santos e a Netflix não é nem um pouco recente. No início de 2014, o empresário bilionário, dono da emissora SBT e apresentador de seu próprio programa de TV há mais de 50 anos, se envolveu em uma polêmica ao dar uma entrevista para a revista Veja São Paulo. Na ocasião, ele confessou que gostava de se divertir assistindo à série de TV americana Breaking Bad, transmitida pela Record, concorrente de sua emissora.

A rival não perdeu tempo. Lançou um anúncio no qual dizia que "O programa do Silvio Santos é assistir Breaking Bad", e incitando os telespectadores a fazerem o mesmo. Porém, a Netflix, aproveitando a oportunidade, decidiu usar também a frase do apresentador e fez uma campanha idêntica à da Record. A emissora que criou o primeiro anúncio entrou na Justiça contra a Netflix, acusando-a de plágio.

Diante de tanta polêmica, os publicitários do SBT souberam aproveitar o assunto. Lançaram a sua própria campanha, dizendo que "Enquanto Record e Netflix brigam por causa de entrevista do Silvio Santos, ele faz o que mais gosta: aumenta a audiência do SBT". Não faltou para ninguém.


Nada como um bom marketing espontâneo para alavancar a audiência de todos os envolvidos.

Fonte: Diario de Pernambuco / Exame / ElEconomista.

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