Game goiano vence concurso do Sebrae
A Fantástica Loja de Feitiços, game desenvolvido por três jovens de Goiânia, foi o vencedor do 3º Concurso de Desenvolvimento de Jogos, premiação criada pelo Sebrae Nacional, dentro das ações doDesafio Universitário Empreendedor 2015, para desenvolver habilidades empreendedoras entre jovens criadores de jogos digitais. O jogo é protagonizado por uma bruxa fabricante de poções mágicas que precisa gerir seu negócio em um vilarejo medieval.
De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a premiação incentiva o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil utilizando tecnologia 100% brasileira em projetos que adotam essa plataforma com fins educativos. “Estamos fomentando o surgimento de novos negócios na área de desenvolvimento de games digitais. Várias empresas já surgiram ou se estabeleceram a partir do concurso de jogos do Sebrae”, reforça.
“O jogador precisa contratar os cavaleiros para buscar ingredientes para as poções, capacitar funcionários para desenvolver e distribuir a produção, além de aplicar conhecimentos em marketing para ampliar o negócio”, explicou Gustavo Camargo, membro da startup Fun Bites, que levou prêmio de R$ 80 mil e pretende reinvestir no negócio.
Em segundo lugar ficou o game Cavaleiros do Mar desenvolvido para auxiliar empreendedores a desenvolverem a gestão empresarial e aumentarem a propaganda do negócio. “Optamos por trabalhar uma temática pesada de forma lúdica que ajuda o empresário a ter retorno no longo prazo. Nosso foco foi na diversão. Vamos investir o prêmio de 70 mil reais em outros jogos”, comenta André Araújo, do Rio de Janeiro.
Os desenvolvedores da Minha Loja de Cupcake, de Recife, ficaram em terceiro lugar e levaram R$ 60 mil. O jogo é focado no gerenciamento de uma loja de doces em que o jogador controla estoques, investe em infraestrutura, capacita e cuida de todas as áreas de uma empresa. “Optamos por fazer um jogo colorido como um doce e com design infantil e feminino. O dinheiro do prêmio volta para a incubadora que apoia nossos projetos”, revela Rodrigo Mazulo.
A edição 2015 do concurso teve 150 inscritos para desenvolver jogos com a temática do empreendedorismo. Além de prêmios em dinheiro, os finalistas receberam tablets e viagens dentro e fora do país para conhecer centros referência em empreendedorismo. Entre 2000 e 2012, o Sebrae promoveu o Desafio Sebrae, um jogo empresarial que simulava a gestão de uma empresa. Em 2013, a competição foi reformulada, passando a se chamar Desafio Universitário Empreendedor, que agora oferece jogos empresariais e cursoson line e de forma presencial.
Confira os 10 finalistas:
A Fantástica Loja de Feitiços – GO
Garimpeiros do Mar – RJ
Minha Loja de Cupcakes – PE
Barbaridade – RS
Queima Cuca – PR
Magic Time Gym – PR/SP
Batalha Pelo Mercado – MG
Viking Fast Food – CE
Copo com saúde – MT/RS
Vila das Flores – CE
Fonte: Sebrae
0 comentários :