A lei do menor esforço

16:49 NETBLOG 2 Comentarios


Toda segunda feira rola um texto motivacional nas reuniões de pauta da Netmídia e agora você pode conferi-los aqui.
Leia o de hoje: "A lei do menor esforço".


Assistindo a um programa de TV, essa semana, ouvi uma frase simples que mexeu muito comigo: “As pessoas não querem emagrecer. Elas querem ser emagrecidas”. Por motivos óbvios, eu me identifiquei com o que foi dito. Quantas vezes eu não desejei simplesmente tomar uma pílula mágica e simplesmente emagrecer? Quantas vezes eu não desejei tomar um chá, uma sopa, ou algo do gênero, e perder todos os quilinhos extras acumulados?
Mas o mais engraçado é que a frase não se aplica a apenas uma área de nossas vidas. Sim, porque você talvez esteja pensando: “Ah, mas eu sou tão magrinho. Nunca desejei isso não!”. Quer ver como é só reformular a frase que você vai se identificar? “As pessoas não querem enriquecer. Elas querem ser enriquecidas”. “As pessoas não querem amar. Elas querem ser amadas”.
Emagrecer, enriquecer, amar. Ações que demandam esforço, que nos obrigam a suar a camisa. Que nos fazem levantar da cadeira, sacudir a poeira e encarar, de frente, aquilo que realmente queremos. Que nos tornam agentes da nossa própria história, que nos fazem tomar as rédeas de nossas vidas.
Sim, porque ser emagrecida é sofrer uma ação (como o próprio verbo indica) – e não praticá-la. É esperar que um agente de fora simplesmente aja em meu lugar. Ou seja, é colocar a responsabilidade daquilo que quero em outra pessoa e não em mim mesma.
E aqui chegamos a uma verdade intransigente: como é mais fácil colocar o fardo que deve estar sobre mim no outro! Como é mais cômodo, mais simples, e menos dispendioso, esperar que o outro faça o que eu devo fazer!
Infelizmente, o que vemos à nossa volta, e em nós mesmos, é gente que prefere praticar à lei do menor esforço a ir à luta e agir. Se é pra emagrecer, dizem, que eu seja emagrecida! Se é pra enriquecer, que eu seja enriquecida! Se é pra lutar, que outros lutem por mim.
Mas o resultado final de seguir essa tão preguiçosa lei é um só: ver a própria vida passar da janela, nunca se desenvolvendo, nunca crescendo, nunca tendo o gostinho da vitória e, por que não, do fracasso.
Fomos criados para agir. Fomos criados para ir à luta. Fomos criados para fazer os nossos sonhos acontecerem. E, por experiência própria, eu posso dizer: ser emagrecida seria fantástico, mas emagrecer, por mim mesma, é extraordinário! Saber que eu lutei, que eu venci, que eu perdi, mas que, principalmente, eu tentei, não tem preço!


Por Renata Cabral - Diretora de Criação.
Fonte da imagem: http://weheartit.com

2 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga