O que o Google Analytics oferece?
Texto por Pedro Ascar
Pra uns um sistema de dados de visualizações, para outros uma ferramenta crucial para determinação de investimentos e caminhos a serem evitados e/ou seguidos pela equipe de marketing digital. Estamos falando da plataforma de monitoramento do próprio Google, o Analytics tem motivos suficientes para que você consiga melhorar o desempenho do seu site para alcançar metas de visibilidade ou vendas. O ponto que diferencia os meninos dos homens é saber interpretar os dados que a ferramenta oferece de forma mercadológica e estratégica.
A começar pelo simples indicador de desempenho, que consegue fornecer dados suficientes para que se entenda quais as páginas mais acessadas e as menos visitadas. Dessa forma é possível iniciar a reflexão dessa diferença e consertar alguns pontos que causam a mesma. Lembrando que visualizações nem sempre é um indicativo suficiente para posicioná-la como positiva. É necessário que perceba quantas visualizações únicas houveram e quantas converteram. A não ser que seu negócio paire em um blog, não é bom que a taxa de rejeição seja baixa. Para quem não sabe, a taxa de rejeição é a porcentagem de leitores que entraram na sua página e depois saíram do site, ou seja, não visitaram nenhum outro setor. O sítio, então, precisaria de maior estudo de estrutura intuitiva para o site, e chamariz para os clientes. Saber o que dá certo, pode ser um entendimento do que funciona para seu público-alvo. Perceber uma página pouco acessada pode-se vir a entender que tem-se pouco conteúdo atrativo.
Após conseguir solucionar isso, em estrutura do próprio site, é interessante que cada setor desse tenha um trabalho de otimização de busca (SEO), ou seja, estratégias para posicionar o seu site em boa colocação para os servidores de busca, em principal o Google. Poucos se atentaram a isso, mas 1 a cada 7 pessoas pessoas no mundo acessa o site, tendo cerca de 1 bilhão de acessos únicos por mês e cada um desses gastando, em média, 6 minutos por dia em contato com os resultados de busca. Além de tudo, é possível observar os tráfegos, com suas distinções entre direto, de referência ou busca - que é o que falamos agora. Dessa forma é possível checar se algum outro canal falou sobre você, ou quais as palavras-chave que estão buscando para chegar até seu negócio.
O Google Analytics também lista os países com maior tráfego no seu site. Saber de onde vem a maioria dos seus clientes ajuda no marketing de conteúdo para seu blog, por exemplo. Notícias focadas em alguma região ou publicidade de um curso em determinada cidade são alguns exemplos da importância dessa métrica.
Continuando com tais técnicas de Marketing Digital, chegamos agora no vínculo entre o Analytics com o Adwords. A plataforma monitora e consegue interpretar os dados de aumento de acordo com uma campanha de links patrocinados ou e-mail marketing.
Investir nessas técnicas de Marketing Digital soa quase que fundamental para o sucesso de uma marca na internet. O que significa que um tempo maior aos dados e sensibilidade para perceber respostas no meio deles é essencial para que consiga fazer um trabalho completo com tudo o que a ferramenta tem a oferecer. Uma boa sugestão para quem pretende seguir carreira no Marketing Digital é fazer um curso e se atualizar em palestras sobre Web Analytics. Assim você e sua empresa saem ganhando.
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