O fenômeno Black Friday

11:06 NETBLOG 0 Comentarios



Parecem filas de um show de pop, ou até o fim do mundo se aproximando, com centenas de pessoas desesperadas querendo estocar produtos em casa. Mas as correrias vistas na sexta-feira seguinte do Dia de Ação de Graças marcam apenas os consumidores exaltados da Black Friday nos Estados Unidos.

Mas o que é a Black Friday?

A Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo americano para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. A idéia cruzou as fronteiras e vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

Apesar de fomentar as vendas do comércio eletrônico em vários países do mundo, a Black Friday ainda é algo desconhecido entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa da consultoria Hello Research, 3 entre 4 brasileiros não conhecem e não sabem o que é a Black Friday, mesmo com o evento sendo realizado desde 2010 por aqui.

A primeira edição do evento no Brasil foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Já em 2011, a Black friday brasileira rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce, representando um aumento de 80% em relação ao ano de sua estréia no país.

No ano passado, a data mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis, utilidades domésticas, quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.

Este ano, segundo a empresa de consultoria E-bit, A Black Friday tupiniquim deve ter um faturamento de R$ 1,2 bilhão. Se a previsão de faturamento se confirmar, o crescimento será de 56% em relação ao ano passado.

O classificado imobiliário online VivaReal lançou nesta semana um hotsite, Black Friday Viva Real, que reúne mais de 200 empreendimentos de 12 incorporadoras com descontos de de 5% a 35% e ficará disponível até o dia 30 de novembro. As unidades estão espalhadas em 66 cidades do país.

De acordo com o VivaReal, a equipe de controle de qualidade do site checou se os valores dos imóveis divulgados na Black Friday pelos anunciantes realmente apresentavam desconto em relação ao valor pelo qual estavam anunciados no portal nos últimos meses. 

Maquiagem de preços

De acordo com um estudo feito pela Opinion Box em parceria com o Mundo Marketing, foi constatado que 42% dos brasileiros desconfiam dos descontos oferecidos no Black Friday. Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços.

Lojistas são acusados de subirem arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes da Black Friday. Dessa forma, no dia da ação, as lojas podem dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.

Em defesa, lojas têm criado suas campanhas baseando-se no fato de que não fazem maquiagem de preços, e que suas ofertas são realmente preparadas para a Black Friday. Outros portais, como Buscapé e Busca Descontos, também ajudam o consumidor a descobrir onde o verdadeiro melhor preço está.


Nos últimos anos, também têm sido possível contar com agregadores de descontos e cupons, como Cupons Mágicos e Melliuz. Um deles, Cuponation, fez sua divulgação da Black Friday 2013 com a campanha 'Black Friday sem pegadinha', que garantia reunir apenas as ofertas reais e honestas, além de distribuir cupons extras para as compras.

A data é uma ótima oportunidade para lojistas girarem os estoques e para os consumidores lucrarem com os descontos. Mas, para aproveitar as diversas promoções disponíveis durante o dia, vale ficar atento e pesquisar bem os produtos de interesse. Faça uma lista do que precisa realmente comprar e pesquise os valores antecipadamente. Assim, na Black Friday você poderá comparar com os preços prévios para ter certeza de que a promoção está valendo a pena.

Fonte: 

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga